Não são muitos os artistas que movem as massas como o RBD fez no início dos anos 2000, quando rapidamente se tornou um fenômeno e começou a vender shows em arenas e estádios ao redor do mundo, rapidamente esgotando ingressos, e levando o público a um delírio que já foi comprado à famosa ‘beatlemania’.
Agora, vinte anos depois do sucesso consolidado, o grupo acaba de anunciar uma turnê para 2023, a qual irá marcar uma reunião altamente antecipada pelos fãs, desde o fim quase que abrupto do RBD em 2008, após um último show em Madrid.
Com Anahí, Dulce María, Christian Chávez, Maite Perroni e Christopher Von Uckermann, mas desfalcados da presença de Alfonso Herrera, o qual explicou que não poderá participar, pois já estava com a agenda completa para outros trabalhos, o grupo irá passar pelo Brasil, pelos Estados Unidos e pelo México em um total de 26 datas, até o momento, na série de shows produzidas pela Live Nation.
“É uma nova era que nos deixa animados e uma oportunidade de compartilhar o palco mais uma vez e sentir uma energia única”, Maite Perroni comentou à Billboard. “Existem ciclos na vida e cada um de nós tivemos que focar em nossas carreiras como atores ou músicos e isso significa que nós tínhamos que ceder tempo, energia e muita dedicação a esses projetos. Também permitiu que cada um de nós crescesse profissional e pessoalmente. Agora, a hora [da reunião] é perfeita, porque estamos mais conscientes, maduros, iremos aproveitar de uma perspectiva diferente, como adultos.”
O anúncio do comeback chegou na quinta-feira, dia 19, através de ações em várias cidades, um mês depois de o grupo compartilhar em suas redes sociais um vídeo intitulado ‘Soy Rebelde’, o que combinava cenas da novela ‘Rebelde’ e imagens de uma reunião entre os cinco membros do grupo.
É importante observar que conversas sobre um reencontro sempre tiveram lugar durante os últimos 15 anos, mas foi em 2022, que se tornou uma possibilidade, de fato, após os membros comparecerem ao casamento de Maite Perrone, em Outubro:
“Quando eu estava planejando o casamento, o DJ perguntou que músicas não tocar e eu disse, categoricamente, ‘Sem Músicas do RBD’”, a atriz e cantora contou à revista. “Eu não queria que meus colegas da banda, que eram meus convidados, se sentissem pressionados a cantar”, ela explicou.
Então, algo inesperado aconteceu. No dia do casamento, os próprios membros que estiveram lá, Anahí, Christopher e Christian, foram até o DJ para pedir que tocasse ‘Rebelde’ e ‘Sálvame’, dois clássicos do grupo, e todos cantaram: “Foi um momento incrível. Alguns dias depois nós fizemos um grupo e todos nós concordamos que era hora da turnê de reunião. Nós planejamos tudo em um mês e meio e aqui estamos”.
Vale lembrar que, na última turnê do RBD, foram vendidos cerca de 1.5 milhão de ingressos e o faturamento girou em torno de 72.5 milhões de dólares, de acordo com levantamentos da Billboard.
Nas paradas da publicação, o RBD fez um total de sete entradas na Billboard 200, incluindo álbuns como ‘Rebelde’, ‘Celestial’ e ‘Nuestro Amor’; e oito entradas na Top Latin Albuns, sendo seis delas no Top 10, enquanto que cinco canções da banda, de um total de dez, chegaram ao Top 10 da Hot Latin Songs.
É bom ressaltar também, que o reencontro está sendo tratado como uma turnê de despedida e a última vez que o RBD estará disposto a tirar a gravata vermelha do armário – apesar de os membros da banda, agora, serem os únicos proprietários da marca ‘Rebelde’:
“20 anos depois, estamos fechando um ciclo de nossas vidas que foi tão importante e tão espetacular. Nossa intenção, dessa vez, é aproveitar ao máximo, compartilhar, agradecer a todos e ter um tipo de proximidade que eu acho que não tivemos da última vez. Nós tivemos uma turnê de despedida antes, mas não pareceu que estávamos realmente dizendo adeus”, Maite disse.
Um retrato de como as coisas, agora, são muito diferentes dos anos 2000, é o fato de que Maite, Anahí e Dulce María entrarão em turnê como mães. Enquanto Anahí tem dois filhos, Dulce tem um e Maite acabou de anunciar que está esperando seu primeiro bebê. Na entrevista, ela comenta como as duas colegas de banda irão ajudá-la neste processo:
“Eu me preparando, física e mentalmente, para este novo estágio da minha vida, que será desafiador, mas também uma grande oportunidade. Minhas amigas, Dulce e Anahí, que já experienciaram a maternidade, estarão lá para me guiar e me dar dicas. Será um ano muito especial para todos nós.”
Os ingressos para a ‘Soy Rebelde Tour’ começam a ser vendidos para o público geral em 27 de Janeiro. No Brasil, as datas anunciadas até o momento são para os dias 17 e 19 de Novembro em São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, um detalhe que incomodou os fãs brasileiros, que esperavam por mais shows no país.