No aniversário de Iggy, "Fancy" completa 5 anos desde o #1 na Hot 100 como a maior canção de uma rapper e colaboração feminina nos EUA no chart

Para quem acompanha Iggy Azalea desde a mixtape “Ignorant Art” viu toda a trajetória e ascensão da rapper saindo da zona underground do Hip-Hop para o mainstream, tudo isso aos poucos.

Ainda em 2014, a rapper australiana que chegou da Oceania para fazer história nos Estados Unidos trazendo consigo só a chamada ‘cara e a coragem’ – como bem fala em ‘Work’ – não poderia imaginar antes do lançamento que seria sua colaboração com Charli XCX que lhe tornaria mundialmente famosa.

“Fancy” completa 5 anos desde que chegou ao topo da parada mais importante dos Estados Unidos, a Hot 100, ficando por lá por nada menos de 7 semanas. A faixa representou muita coisa para o Hip-Hop feminino na época, que era monopolizado por Nicki Minaj – uma das responsáveis por reviver ainda no final da década inicial dos anos 2000 todo o poder das rappers femininas, já vivido por Lil’ Kim, Missy Ellliot, EVE e dentre outras.

A música inicialmente se chamaria “Leave It” e com seu lançamento, oficializou-se com Fancy e a colaboração de Charli XCX, até então uma artista inglesa já conhecida no cenário pop indie mas que ainda engatinhava no seu próprio sucesso e era vista como uma promessa para os próximos anos. O sucesso da canção foi catapultado pelo seu videoclipe digirido pelo Director X e inspirado no filme “Clueless”, um grande sucesso dos anos 90, remontando a estética das patricinhas de colegial.

A música não só foi um sucesso nos Estados Unidos como também foi #1 no Reino Unido e chegou na “Hot 100 Ariplay” do Brasil, tendo certificado de 7x Platina (7 milhões de cópias) nos Estados Unidos e ainda diamante na Austrália por quase 1 milhão de cópias.

Vale lembrar que:

Junto de Cardi B com sua “Bodak Yellow” e “I Like It”, Iggy e Cardi são as únicas rappers femininas que chegaram no topo da Hot 100 nesta década, sendo Cardi com destaque solo desde Lauryn Hill em 1998.

O videoclipe de “Fancy” conta com quase 1 bilhão de visualizações. Vamos lembrar o clássico?

E curiosamente, Iggy Azalea completa 29 anos hoje! Que presentão! Parabéns, Iggy!