A Academia do Grammy anunciou nesta quinta-feira, dia 5, os nomes que irão receber a cobiçada honraria Lifetime Achievement, que reconhece aqueles que fizeram contribuições criativas significativas para a indústria da música.
Entre os nomes de 2023 estão a banda Nirvana, o duo feminino da banda Heart, Ann e Nancy Wilson, Nile Rodgers, Slick Rick, Bobby McFerrin e Ma Rainey. Esta última foi retratada no filme ‘A Voz Suprema do Blues’ (2020) por Viola Davis, que concorreu ao Oscar pelo papel.
Enquanto isso, o grupo The Supremes, dos hits ‘Baby Love’, ‘You Can’t Hurry Love’, ‘Stop! In the Name of Love’ e outros, adentra o seleto grupo uma década depois de Diana Ross, que começou sua carreira junto ao trio, receber a honraria. Outros artistas que receberam o Lifetime Achievement de forma solo e em grupo foram Paul McCartney, John Lennon e George Harrison com os Beatles; e Pete Seeger com o The Weavers.
Diana Ross, ainda, aparece como indicada na categoria de Melhor Vocal para Álbum Pop Tradicional com ‘Thank You’, praticamente o mesmo caso de Nile Rodgers, indicado para Álbum do Ano pelo trabalho de produção do álbum ‘Renaissance’ de Beyoncé, além de Melhor Canção R&B com ‘Cuff It’.
No Instagram, o músico reagiu dizendo estar “sem palavras”, enquanto, no Twitter, Ann Wilson, uma das vocalistas da banda Heart, comemorou: “É uma honra ser reconhecida dessa forma depois de todos estes anos, todas as milhas e todas as músicas”, comentou.
Durante o breve período de atividade, entre 1992 e 1996, o Nirvana recebeu sete indicações ao Grammy, mas só venceu um gramofone, na categoria de Melhor Performance de Música Alternativa pelo especial ‘MTV Unplugged’ (1996).
O presidente da Academia de Música, Harvey Mason Jr., declarou: “A Academia está orgulhosa por celebrar esta diversificada lista de pessoas influentes da música, abrangendo vários gêneros e ofícios […] Cada criador nesta lista teve um impacto em nossa indústria – de conquistas técnicas a criativas – representando a amplitude da diversificada comunidade da música. Estamos ansiosos para celebrar este grupo de lendas no próximo mês, que continua a inspirar e moldar a música mundial.”
Como a fala de Mason ressalta, o Lifetime Achievement reconhece profissionais de diversas áreas da música. Este ano, o mérito também vai para o fotógrafo musical, Henry Diltz; a pianista e professora de música, Ellis Marsalis; o fundador da gravadora Stax Records, Jim Stewart; e o criador do auto-tune, o engenheiro de som, Dr. Andy Hildebrand.
Tanto Ma Rainey, quanto Marsalis, o fundador do Nirvana, Kurt Cobain e Jim Stewart, irão receber a honraria de maneira póstuma. A cerimônia acontece um dia antes da cerimônia principal do Grammy, em 4 de Fevereiro.