Nesta segunda-feira, dia 17, o Notícias da TV informou que o Globoplay estaria produzindo um documentário sobre a vida e carreira de Ayrton Senna e que Adriane Galisteu teria sido vetada da produção.
De acordo com o colunista Gabriel Vaquer, a proibição da presença da apresentadora, namorada do piloto à época do acidente que o levou à morte em 1994, teria sido feita pela família Senna.
Atualmente, quem cuida do espólio do piloto e, consequentemente, da permissão para a produção do documentário, é sua irmã mais velha, Viviane Senna. Porém, a decisão seria apenas um reflexo da conturbada relação da família com Adriane Galisteu.
Quando engatou de vez um romance com a mesma, Ayrton Senna havia saído de um relacionamento conturbado de quatro anos com Xuxa Meneghel. Segundo relatos da própria apresentadora, ela o havia feito sofrer por conta de idas e vindas: “Tem muita coisa que eu fiz… Torno a dizer, eu pisei muito na bola com ele.”
Namorada do piloto por cerca de um ano até o dia do acidente fatal, a família de Senna sempre acreditou que Galisteu teria se aproveitado do mesmo para ficar famosa, já que era mais jovem e de família humilde.
A questão mais polêmica sobre o caso, além da família Senna constantemente cortar Galisteu da história do piloto, aconteceu durante o funeral de Ayrton, quando a apresentadora foi ignorada por seus familiares, que, inclusive, pediu para que um segurança a retirasse da van que os levaria até o portão do cemitério onde ocorreria o enterro, deixando que ela fosse a pé até o local.
Enquanto isso, segundo arquivo do jornal Estadão do dia 06 de Maio de 1994, Xuxa ficou o tempo todo ao lado da família Senna e estava hospedada na casa dos pais do piloto, prestando solidariedade à Vivianne Senna, de quem sempre foi próxima.
Sobre o assunto, Xuxa admitiu em 2021, em entrevista ao jornalista Luis Erlanger, que não se sentia à vontade para falar sobre a rivalidade e o acontecimento em respeito à família e ao próprio Ayrton, “que foi muito apaixonado pela Adriane Galisteu, a namorada dele do momento”.
Segundo a imprensa, a atual apresentadora do reality show A Fazenda é sempre vetada em eventos relacionados ao piloto Ayrton Senna.
Ainda de acordo com o Notícias da TV, em especial promovido pelo Globo Esporte em 2014, Adriane apareceu apenas em imagens de arquivo, mencionada por outras pessoas, sem depoimentos pessoais. Conforme relata o colunista, os familiares de Senna têm medo de que Galisteu teça críticas à forma como foi tratada durante anos pelos mesmos.
O Notícias da TV informou que o Globoplay negou estar produzindo documentário sobre o Ayrton Senna, mas a reportagem diz ter apurado que famosos como Xuxa Meneghel e Galvão Bueno, amigo próximo do piloto, já teriam aceitado participar da produção.
Recentemente, Adriane Galisteu utilizou em seu programa uma bota, que ganhou de presente do piloto. Segundo ela, era a única que tinha na época. Além disso, a apresentadora guarda até hoje um Fiat Uno 1994, que também foi dado por Ayrton, bem como outros pertences pessoais que, aos poucos, ficará mais à vontade para mostrar.