Mesmo morando há 25 anos no UK, Rina Sawayama é impedida de concorrer à premiações britânicas

A cantora Rina Sawayama revelou que foi impedida de concorrer às grandes premiações britânicas, como o BRITs e o Mercury Prize, por ter nascido no Japão. O grande problema dessa história é que a cantora mora em Londes há 25 anos, sendo considera uma cidadã nipo-britânica.

Em entrevista a revista Vice Uk, Rina contou que, por não possui nacionalidade britânica ou irlandesa, por isso que as grandes premiações se recusam a aceitá-la. Sawayama até revelou que já pensou em abrir mão de sua cidadania japonesa, mas que isso não mudaria em nada nessa questão.

No Twitter, vários usuários subiram a hashtag ‘#SAWAYAMAISBRITISH’, mostrando indignação com as premiações e exigindo que a cantora seja indica.

Confira alguns tweets:

Segundo a gravadora de Rina, Dirty Hit, após entrarem em contato com a organização do Mercury Prize para explicarem a situação da interprete de “XS”, foram recebidos com um simples e direta resposta: “infelizmente, isso não vai mudar tão cedo”.

“SAWAYAMA”, seu primeiro álbum, é um dos trabalhos mais aclamados pela crítica nesse ano, sendo um grande favoritos a ser indicado em diversas premiações, incluindo nas grandes categorias do Grammy. Suas letras contam muito sobre as dificuldades de ser uma artista nascida no Japão, que cresceu e viveu toda sua vida em Londres.

Esperamos que Rina Sawayama consiga seu devido reconhecimento no mercado ocidental e que as grandes premiações americanas não a boicotem, já que, tanto a crítica quanto os fãs, elogiaram seu trabalho esse ano.