A cantora Rina Sawayama revelou que foi impedida de concorrer às grandes premiações britânicas, como o BRITs e o Mercury Prize, por ter nascido no Japão. O grande problema dessa história é que a cantora mora em Londes há 25 anos, sendo considera uma cidadã nipo-britânica.
- Sabrina Carpenter será headliner do Lollapalooza Brasil 2026, afirma Leo Dias
- “Lover”, álbum de Taylor Swift completa 21 milhões de cópias ao redor do mundo
- Há 14 anos,”Lemonade Mouth” estreava na programação do Disney Channel
- Taylor Swift se torna a primeira artista a ter 5 álbuns com mais de 9 bilhões de streams no Spotify
- The Town apresenta Quebrada, o novo e potente palco do festival que tem Belo como embaixador, além de MC Hariel, Black Pantera, Kayblack e Criolo como headliners
Em entrevista a revista Vice Uk, Rina contou que, por não possui nacionalidade britânica ou irlandesa, por isso que as grandes premiações se recusam a aceitá-la. Sawayama até revelou que já pensou em abrir mão de sua cidadania japonesa, mas que isso não mudaria em nada nessa questão.
No Twitter, vários usuários subiram a hashtag ‘#SAWAYAMAISBRITISH’, mostrando indignação com as premiações e exigindo que a cantora seja indica.
Confira alguns tweets:
Segundo a gravadora de Rina, Dirty Hit, após entrarem em contato com a organização do Mercury Prize para explicarem a situação da interprete de “XS”, foram recebidos com um simples e direta resposta: “infelizmente, isso não vai mudar tão cedo”.
“SAWAYAMA”, seu primeiro álbum, é um dos trabalhos mais aclamados pela crítica nesse ano, sendo um grande favoritos a ser indicado em diversas premiações, incluindo nas grandes categorias do Grammy. Suas letras contam muito sobre as dificuldades de ser uma artista nascida no Japão, que cresceu e viveu toda sua vida em Londres.
Esperamos que Rina Sawayama consiga seu devido reconhecimento no mercado ocidental e que as grandes premiações americanas não a boicotem, já que, tanto a crítica quanto os fãs, elogiaram seu trabalho esse ano.