Macklemore & Ryan Lewis lançam “White Privilege 2″, que fala de racismo e apropriação cultural

A dupla Macklemore & Ryan Lewis resolveu lançar nesta sexta-feira (22), de surpresa, uma canção inédita, que já está causando polêmica na internet. Intitulada “White Privilege 2″, a faixa fala sobre apropriação cultural, racismo e dentre outros problemas que vitimizam os rappers negros em meio ao “uso” da cultura deles por pessoas brancas que também seguem o estilo.

Presente no novo disco do duo, “This Unruly Mess I’ve Made”, a faixa cita diretamente alguns nomes, como Iggy Azalea, que foi centro das discussões no ano passado. Azealia Banks foi uma das artistas que apontaram diretamente a australiana em entrevista, a acusando de usurpar a cultura negra cantando Hip-Hop, mas querendo se livrar das consequências disso – lutar contra o racismo. “White Privilege 2″ também cita esse ponto de vista, apontando casos de racismo nos EUA e como esses “brancos” ‘viraram as costas’ no momento em que os negros precisaram.

Em trecho, eles apontam que os artistas brancos como Miley Cyrus, Azalea e Elvis Presley “exploraram e roubaram a música, o momento. A magia, a paixão, a moda e brincaram com uma cultura que nunca foi deles”.

Iggy foi questionada no Twitter e já tratou de responder a “diss” mandada por Macklemore & Ryan Lewis.

“Ele não deveria ter passado os últimos 3 anos sendo amigável e tirando fotos junto comigo em eventos se era assim que ele se sentia (sobre mim)”, disse a rapper para uma usuária na rede social.

Macklemore já tinha dito que não se considera um apropriador cultural, pois sabe o seu lugar de fala e também no processo, diferente dos outros artistas no qual critica.

Ouça a música abaixo: