Lizzo vem se preparando para lançar seu novo álbum, “Special”, e lançou o segundo single do projeto, “Grrrls”, na última sexta-feira (10). A música vem causando polêmica por conta de sua letra, já que a cantora utilizou um termo preconceituoso em parte da faixa.
No trecho em questão, a artista se afirma “louca“, mas utiliza o termo “sp*z” para dizer isso. “Sp*z” é um termo capacitista, ou seja, preconceito com pessoas com deficiência. Formalmente, a palavra é usada para descrever os espasmos de quem tem paralisia cerebral, mas é usado de forma pejorativa para se referir a pessoas com deficiência, principalmente a paralisia cerebral.
>>> Com Harry Styles, Kate Bush, Lizzo e mais, confira top 10 da Billboard Hot 100 dessa semana
Lizzo canta: “Hold my bag, bitch, hold my bag / Do you see this shit? I’ma sp*z“. Em tradução livre seria: “Segure minha bolsa, vadia, segure minha bolsa / Você vê essa merda? eu sou um louca“.
Na internet, muitos criticaram a cantora e se mostraram decepcionados, principalmente pelo fato de Lizzo estar sempre ligada à pautas sociais e promovendo a inclusão. “Não há desculpa para usar um insulto capacitista em uma música em 2022. Como alguém que defende mulheres, pessoas plus size e outras que a sociedade trata mal, Lizzo prega a inclusão e deveria fazer melhor“, disse uma internauta.
As pessoas pedem que a múisca seja editada e que o termo capacitista seja retirado do single. Confira alguns comentários sobre:
TRADUÇÃO
“Ei Lizzo minha Paralisia Cerebral é literalmente classificada como Diplegia Espástica (onde espasticidade se refere a interminável aperto doloroso nas minhas pernas) sua nova música me deixa muito irritado + triste. ‘Spaz’ não significa assustado ou louco. É um insulto capacitista. É 2022. Faça melhor“.
TRADUÇÃO
“Eu vi alguns comentários na internet falando sobre “Cancelar Lizzo” e não é isso que queremos – queremos educá-la e mudar a palavra“.
TRADUÇÃO
“Ei Lizzo por favor remova a palavra “spaz” da sua nova música porque é um insulto e realmente ofensivo para a comunidade de deficientes De um fã decepcionado“.