Com o EP “Fim” tendo inspirado e alcançado seu grande público e muito sucesso, Lagum se prepara para lançar o novo álbum de sua carreira, ou melhor, o quarto: “Depois do Fim”. O Portal Famosos Brasil foi convidado pelos artistas para participar da coletiva de lançamento. Além de falar sobre o processo intenso de criação, que envolveu muito estúdio e muito trabalho, além de momentos intensos de revisitações pessoais, a banda também dará início a uma turnê de apoio que será imersiva.
ÁLBUM VISUAL
Sim, “Depois do Fim” será um álbum visual, e foi revelado que cada faixa trará um ar íntimo, porém, real e deixará quem ouve mais próximo da banda, principalmente por ser algo trabalhado no audiovisual:
“Foi sem querer! Na verdade, sempre tivemos vontade. Começamos a pensar e ver que foi o seguinte: Temos uma narrativa. Vamos entregar algo com isto! O caminho para ser um álbum visual foi de correria, mas tivemos a ideia e pensamos em trazer histórias e sentimentos reais com cada um dos momentos do projeto audiovisual.”
INSPIRAÇÕES
Para escrever um álbum denso e intenso tem que existir a inspiração. O Lagum declarou que a inspiração vem de dentro, de lugares íntimos e de locais que eles estão sentindo, bem como alguns momentos em que o emocional fica abalado e é preciso mergulhar dentro de si para buscar respostas:
“Eu acho que quem já foi no fundo de si tem que falar e não me importa a profundidade! Eu sempre disse que esse álbum era algo que eu queria que fosse um projeto para todas as pessoas. Eu, recentemente, batalhei contra algumas instabilidades emocionais, então, falar sobre isso é dizer que ele é um álbum uma cura para mim e para a banda. Eu acho que nosso trabalho ele tem um propósito maior e isso foi provado nos pós pandemia, quando começamos a encontrar e receber fãs que contaram que a gente inspirou e ajudou a passar por aquele momento muito difícil”.
RESPONSABILIDADE
Por conta do teor das músicas serem pessoais e falar sobre temas pesados, Pedro Calais então disse que a responsabilidade vem por conta do que está sendo falado e em quais pessoas isso irá chegar:
“Eu acredito que não, porque quando eu estou escrevendo, não penso nisto. Eu acredito que a criatividade age muito como uma forma de espiritualidade. É quase como receber alguma mensagem que está no ar e ela interfere na música. Não gera uma responsabilidade na pressão, mas, sim com o assunto e com quem estamos lidando”
MÚSICA
Os meninos têm sua unanimidade. Quase todos eles têm suas histórias com alguma faixa, seja “Olha Bela” ou “Ou Não”, bem como “Frágil” que também foi uma música que foi muito exaltada. Mas, “Habite-se” foi dita como uma parte do álbum que será super tocante e que trará emoções variadas dentro de cada ouvinte.
SENTIMENTOS
Quando o Portal questionou se era difícil evocar esses sentimentos, eles tiveram uma pequena discordância. Pedro Calais, o vocalista, disse que no momento de gravar ele não foca muito nisso, ele apenas entra de cabeça na melodia e vai fundo. Zani Lagum, o guitarrista, disse que sente e muito dentro de si a sensação, e como neste álbum a profundidade das melodias é bem forte, ele seguiu impactado e teve momentos fortes na gravação do projeto.
Já Jorge Lagum disse que tem o sentimento mixado: No momento da gravação ele não sente muito todo o processo de uma letra dolorosa. Mas, depois, ao sentar e ouvir, bate o momento de reflexão e de entender o que está acontecendo, de saber o que está sendo dito.
“Depois do Fim” chega em todas as plataformas de streaming na sexta-feira, 14 de abril.