Uma das colaborações mais aguardadas no cenário da música latina, Karol G e Shakira, mostraram a que veio com o single, ‘TQG’.
A faixa, que faz parte do recém-lançado álbum de estúdio de Karol, ‘Mañana Será Bonito’ e estreou direto no segundo lugar do Spotify Global, com mais de oito milhões de streams diários, ganhou um clipe com muita coreografia e beleza colombiana, o qual já conta com quase 100 milhões de views no Youtube.
O título da canção já dá o indicativo dos caminhos pelos quais a faixa irá seguir. Assim como os últimos trabalhos de Shakira, como ‘Te Felicito’ (feat. Rauw Alejandro), ‘Monotonia’ (feat. Ozuna) e ‘Bzrp Music Sessions Vol. 53’ (feat. Bizarrap), ‘Boa Demais pra Você’, equivalente à ‘Te Quedó Grande’ traz diversas referências ao fim de seu relacionamento com o jogador de futebol, Gerard Piqué.
Enquanto Karol canta versos como ‘O que ela não sabe é que você vê todos os meus stories’, Shakira é mais direta, dizendo ‘Ver você com a nova me doeu / mas estou pronta para o meu / Esqueci o que vivemos / é isso o que tem ofendido você / E até a vida melhorou para mim / porque aqui você já não é mais bem-vindo / O que sua namorada me tirou / Isso nem me dá raiva, eu dou risada’.
A voz de ‘La Tortura’ dá ênfase ao fato de que a vida sorriu para ela depois do fim do relacionamento. Considerando o sucesso que Shakira tem feito, aos quarenta e poucos anos, com mais de trinta anos de carreira na bagagem, certamente foi um ponto positivo.
À Revista Billboard, Karol comentou sobre a oportunidade de trabalhar com Shakira, que sempre foi uma referência pessoal e a pessoa que abriu portas para os artistas latinos, quando poucos nomes conseguiam se sobressair no cenário internacional:
“Todos nós, latinos, devemos reconhecer que ela foi aquela a nos representar, como latinos, ao redor do mundo. Quando eu estava no set gravando o clipe e estava assistindo ela, eu me lembrei de todos os momentos incríveis e lendários da carreira dela – e em várias coisas nas quais preciso trabalhar para chegar a este ponto. Mas foi uma benção tê-la.”, contou.
Karol G deu mais detalhes sobre a composição de ‘TQG’ e como a faixa se encaixa na situação atual de Shakira:
“Essa música nasceu no mesmo dia que eu escrevi o verso para ‘Mamiii’. Foi um bom dia! Estávamos no estúdio, eu estava finalizando alguns detalhes para ‘Mamiii’ com Becky G e fiquei lá. Eu estava com minha equipe […]. E estávamos tentando descobrir o que fazer, porque eu tinha dito ‘sim’ para Becky e agora tínhamos duas canções, mas com o mesmo tópico [canções de coração partido].”, explicou Karol, se referindo ao single que fez parte do álbum ‘ESQUEMAS’ de Becky G.
“Então, quando eu vi a história sobre Shakira e sua situação, essa música ganhou outro significado. Eu realmente quero músicas que tenham significado e se conectem com histórias reais. Eu liguei para Shakira, em Outubro do ano passado, e disse ‘Hey, eu sei que você está passando por isso e sinto muito por ser tão direta”. [Mas] Quando ela ouviu a música disse ‘Eu amei!’. Então, ela começou a explicar que tinha essa música com Bizarrap e eu disse ‘OMG, o que nós vamos fazer?’.”, detalhou.
Karol G, por fim, explicou que teve de mudar toda a agenda para esperar Shakira trabalhar as músicas que já tinha, no caso ‘Te Felicito’, ‘Monotonía’ e ‘Bzrp Music Sessions Vol. 53’. Segundo ela, Shakira contou que as quatro canções tinham temas parecidos, mas não precisavam, necessariamente, ser sobre alguém em específico (hum!).
“Eu amaria que as pessoas simplesmente ouvissem a música enquanto apenas uma música. Obviamente, como artistas, nós escrevemos canções baseadas em situações pessoais que vivemos, mas no fim do dia, essas músicas não são destinadas a ninguém em particular ou são para machucar alguém.”, comentou Karol.