Grandes artistas, que foram expoentes do reggaeton nos últimos anos, estão sendo acusados de plágio em um processo federal, que corre nos Estados Unidos desde 2021.
Segundo a Billboard, Luis Fonsi, Karol G, Bad Bunny, Pitbull, Anitta, Ricky Martin, El Chombo e diversos outros cantores estão sendo acusados de infringir as regras de direitos autorais sobre a faixa, ‘Fish Market’, do duo jamaicano, Cleveland “Clevie” Browne e Wycliffe “Steely” Johnson.
De acordo com a acusação dos compositores, a canção foi “sampleada” ou interpolada em mais de 1.800 músicas desde 1989, ano de lançamento, o que, segundo a publicação, equivale a atos separados de violação de direitos autorais, embora estejam no mesmo processo.
Na última quinta-feira, 15, em resposta, os advogados de 89 dos acusados alegaram que o duo, Clevie & Steely, ficou inerte por trinta anos sobre seus supostos direitos e estão, injustamente, tentando monopolizar todo um gênero de música popular.
“Os requerentes estão efetivamente demandando propriedade sobre um gênero inteiro de música ao alegar direitos exclusivos sobre um ritmo e outros elementos musicais comuns não-protegidos [por lei] das canções de estilo reggaeton.”, disseram.
Os advogados argumentam, ainda, que o tamanho do caso torna o julgamento um desastre por conta da confusão, já que, supostamente, ninguém sabe sobre o que, especificamente, consiste a acusação. Portanto, sem as alegações específicas a cada um dos acusados, Clevie & Steely falham em preencher os “elementos fundamentais do processo de violação de direitos autorais”.
Representantes de Daddy Yankee também seguiram pela linha temporal e inércia do duo jamaicano, que não agiram sobre seus direitos nos últimos anos, apesar de a Suprema Corte dos Estados Unidos permitir que casos de violação de direitos autorais sejam abertos décadas depois do lançamento da faixa supostamente violada.
Em razão das centenas de canções e os diversos artistas envolvidos – cerca de 150 até o momento -, o processo se encontra nos estágios iniciais.