Antecipando o que se espera ser uma grande abertura nos cinemas, o elenco de ‘Don’t Worry Darling’ (‘Não Se Preocupe, Querida‘) foi até o conceituado Festival de Cinema de Veneza, na Itália, para o lançamento mundial do filme.
Dirigido por Olivia Wilde, a trama gira em torno de uma sociedade experimental, que vive nos anos 60. A beleza e tranquilidade dessa sociedade supostamente perfeita é abalada por um assassinato e, especialmente, quando Alice (Florence Pugh) começa a fazer perguntas e suspeitar que a empresa para a qual seu marido, Jack (Harry Styles), trabalha está envolvida no crime.
Até então, tratava-se apenas de um filme bastante antecipado por Hollywood. Depois do sucesso de Olivia em sua estreia como diretora no longa ‘Booksmart’ (2019), seu atual projeto foi disputado por seis estúdios para ser produzido. Ainda, é o primeiro filme de Harry Styles como protagonista, após a estreia no cinema no longa ‘Dunkirk’ (2017), do diretor Christopher Nolan, e a participação reduzida em ‘Eternos’ (2021) da Marvel, dando continuidade à sua carreira como ator ao lado de nomes muito elogiados, como Pugh e Chris Pine.
Tudo mudou, porém, quando Harry e Olivia começaram um relacionamento durante as filmagens de ‘Don’t Worry Darling’, onde começou toda a questão que ganhou seu auge com a estreia do filme.
Em Setembro de 2020, o cantor foi anunciado como o substituto de Shia LaBeouf, antes escalado para o papel principal. As informações oficiais eram de que Harry teria sido a primeira opção da produção, mas não se comprometeu com o filme em razão de sua agenda corrida de trabalho. Com a pandemia e saída de LaBeouf, contudo, foi possível alocar o novo trabalho em sua rotina.
Em Novembro de 2020, a notícia de que Olivia e seu noivo, o ator Jason Sudeikis, teriam terminado seu relacionamento ganhou o mundo. Pais de suas crianças e noivos há sete anos, os dois estariam passando pela separação de forma amigável para tentar conciliar suas vidas separadas em nome dos filhos.
Dois meses depois, em Janeiro de 2021, Olivia e Harry fizeram sua primeira aparição juntos, no casamento do agente e amigo do cantor, na Califórnia. Até então, não se imaginava que existia qualquer romance, mas as imagens deles de mãos dadas não deixava dúvidas da solidez do relacionamento.
De lá para cá, o par sempre foi visto junto, seja em viagens de férias ou, mais recentemente, nos shows de Harry Styles, que está na estrada com a turnê ‘Love On’. Enquanto isso, o cantor foi introduzido aos poucos aos filhos de Olivia, enquanto ela tentava reconstruir sua amizade com o ex, o qual, conforme fontes, ficou bastante incomodado com a nova relação dela.
O intervalo pequeno entre o fim do relacionamento anterior e o início da história com Styles deixou margem para a desconfiança de que existiu uma traição e esse seria o motivo para que o casal não adentre em muitos detalhes sobre o namoro. A teoria é de que o anúncio de Novembro de 2020 – seguido de uma fonte afirmando que Olivia e Jason tinham terminado no começo daquele ano e teriam escondido isso, apesar de continuarem amigos – foi feito para apaziguar possíveis boatos disso, considerando a situação delicada do casal por conta da posição de ator e diretora na produção, para além da tentativa de conservar a imagem de Wilde.
Um boato recente dá margem à isso. Apesar de uma fonte ter contado a um tablóide, no início do relacionamento entre Olivia e Harry, que no set de filmagens ninguém imaginava que eles estavam juntos, pois durante todo aquele tempo eles foram apenas profissionais e nunca foram vistos trocando qualquer afeto que sugerisse um romance, antes de qualquer dos acontecimentos recentes, em Julho, uma fonte falou ao Page Six que a atriz Florence Pugh tinha se incomodado com o relacionamento nos bastidores, pois a diretora ainda estava com Jason quando começou a ficar com Styles.
Também, a fonte contou que Jason Sudeikis ia até o set de vez em quando, levando os filhos do casal, de forma que não era possível imaginar que eles estavam separados na época, como outra fonte havia garantido antes, o que supostamente fez com que “as pessoas se sentissem desconfortáveis”.
No último dia 26, o portal The Wrap noticiou que Florence, a protagonista, não participaria das conferências de imprensa de ‘Don’t Worry Darling’, em razão de conflitos de agenda relacionados às filmagens de ‘Duna: Parte Dois’ (Denis Villeneuve), para o qual foi escalada. Segundo a publicação, o estúdio já estava a par de que a participação de Pugh seria limitada ao Festival de Veneza, oficialmente a primeira promoção do filme, e ao tapete vermelho de lançamento.
No dia 31, a revista US Weekly publicou que o suposto motivo de Florence ter reduzido sua participação na divulgação do filme não foi em decorrência de conflitos de agenda, mas em razão de diversas divergências pessoais e profissionais com Olivia Wilde, o que só mudou de patamar após os comentários da diretora sobre a saída de Shia LaBeouf, ainda em 2020, naquela mesma semana.
Em entrevista à Variety, publicada no dia 24 de Agosto, Wilde sugeriu que demitiu o ator por conta de discordâncias com seu método de atuação, bem como para conferir segurança aos atores do set, em especial Florence Pugh, que, sendo a protagonista feminina, estaria em situação mais vulnerável. Isso porque, logo depois do anúncio da saúde, Shia foi acusado de abuso mental, físico e psicológico por FKA Twigs, sua colega de atuação em Honey Boy (2019), o que colocou sua conduta nos bastidores em cheque.
Todavia, Shia foi à público desmentir a fala de Olivia. À própria Variety, seus representantes mandaram provas de que o ator não foi demitido, mas decidiu deixar a produção porque sentia que não teria tempo adequado para participar dos ensaios que o filme exigia. Ainda, ele mandou prints de e-mails enviados à diretora naquela semana, onde diz que está “um pouco confuso com a narrativa de que teria sido demitido”, bem como prints de mensagens de texto trocadas com Olivia na época de pré-produção do filme.
A defesa pública de Shia conta com um vídeo onde a diretora de ‘Don’t Worry Darling’ insiste para que ele não deixe o projeto, em Agosto de 2020, um mês antes de Harry se juntar ao elenco do filme:
“Eu sinto que não estou pronta para desistir disso ainda. Também estou de coração quebrado e quero consertar isso. Você sabe, acho que isso pode ser uma “chamada de atenção” para Miss Flo [Florence Pugh], e quero saber se você está aberto a tentar outra vez comigo, conosco. Se ela estiver comprometida, se ela colocar sua mente e coração nisso à essa altura e vocês dois puderem fazer às pazes – e eu respeito seu ponto de vista, assim como o dela… Mas se vocês dois puderem fazer isso, o que você acha? Há alguma esperança? Você me deixaria saber?”
A fala de Olivia sugere que existe, sim, algum desentendimento entre Shia e Florence, mas o motivo não fica claro. Ademais, o ator pede em e-mail, que a diretora corrija seu comentário e/ou a narrativa de que foi demitido, pois não é a verdade, embora isso possa parecer atrativo para a imprensa. A Variety afirmou que Olivia e a Warner Bros. se recusaram a comentar tais declarações e, durante a divulgação do filme, perguntas sobre essa questão foram proibidas.
Outro assunto que aparenta ser de discordância entre as duas são as cenas de sexo entre os personagens Jack e Alice, já que o trailer se tornou um atrativo para os fãs dos dois atores e a mídia justamente por já antecipar esses momentos. Florence foi questionada sobre o assunto em entrevista à Harper’s Bazaar e, em um dos poucos momentos que comentou sobre a produção nos últimos meses, disse que o filme “é muito maior do que isso”. Leia na íntegra a fala:
“Quando reduzem às cenas de sexo ou assistir o homem mais famoso do mundo beijando alguém… Não é por esse motivo que fazemos isso. Não é por isso que estou na indústria. Obviamente, quando você contrata o pop star mais famoso do mundo vão existir conversas desse tipo. Isso não é o que eu vou discutir porque [o filme] é maior e melhor do que isso. E as pessoas que o fizeram são maiores e melhores do que isso.”
De outro lado e com opinião bem diferente, Wilde reclamou de ter que cortar cenas de sexo do trailer atendendo à exigência da Motion Picture Association (MPA): À Associated Press, ela comentou que teve que fazer mudanças de última hora:
“A MPA era muito rígida e tive que cortar algumas tomadas de última hora, o que me incomodou, porque achei que tinham melhorado [o material de divulgação]. Claro que ainda vivemos em uma sociedade realmente puritana. Acho que a falta de erotismo no cinema é algo novo. E quando se trata de prazer feminino… É algo que não vemos com muita frequência. […] É um testemunho do filme. Queremos ser provocativos. A ideia não é fazer você se sentir seguro.”
Durante a primeira coletiva de imprensa do filme, houve uma pergunta sobre os boatos de desentendimentos entre Florence e Olivia, que a mesma respondeu de maneira genérica:
“Florence é uma força e estamos muito agradecidos por ela poder estar hoje à noite, apesar de estar em produção com ‘Duna’. Eu sei, como diretora, como é perturbador perder um ator, mesmo por um dia, então sou muito grata a ela e Denis Villeneuve por nos ajudar – estamos realmente emocionados por podermos celebrar seu trabalho esta noite Eu nem consigo dizer o suficiente como estou honrada por tê-la como nossa líder. Ela está incrível no filme e quanto a todas as fofocas intermináveis dos tabloides e todo o barulho lá fora, quer dizer que a internet se alimenta sozinha. Não sinto necessidade de contribuir, acho que está suficientemente bem nutrido”.
O que ninguém imaginava era que os olhos do mundo – especialmente na internet – estariam voltados para todo e qualquer detalhe da passagem do elenco por Veneza, não apenas as entrevistas sobre o filme.
Logo no início do dia, Harry Styles chegou desacompanhado ao local da promoção de ‘Don’t Worry Darling’. Apesar de celebrado pelo visual fashionista que exibe sempre, muitos esperavam que Olivia Wilde e ele fizessem sua primeira aparição oficial juntos, mas a diretora chegou em uma barca separada.
Ao longo do dia de divulgação, o casal não teve nenhuma interação pública significativa, o que o público estranhou. À Variety, Olivia havia comentando previamente que “nunca viu nenhuma relação se beneficiar” por estar nos olhos do público e esse é o motivo para que ela e Harry protejam tanto o relacionamento, se recusando a adentrar mais qualquer tópico sobre sua vida pessoal e se restringindo ao filme.
A tentativa de não atrair a atenção para si mesma e Styles como um casal não vingou e gerou ainda mais especulações sobre o status de seu relacionamento após as declarações de Shia.
Durante o tapete vermelho, para o qual Florence Pugh estava confirmada, não houve qualquer interação da atriz com Wilde ou Styles. Para além da falta de contato com a diretora, o distanciamento do protagonista masculino é um movimento bastante atípico, a julgar pelas estratégias de divulgação de outras produções.
Lady Gaga e Bradley Cooper, Jessica Chastain e Oscar Isaac, Armie Hammer e Timothée Chalamet são exemplos recentes de protagonistas que divulgaram juntos e ao extremo seus filmes. Quem não se lembra das especulações de um romance real entre o casal principal de ‘Nasce Uma Estrela’ ou do momento viral de Oscar cheirando as axilas de Jessica Chastain durante a premiére de ‘Cenas de Um Casamento’ em Veneza?
Além disso, os nomes e rostos de Pugh e Styles juntos, por estarem tão em alta em Hollywood, foram um grande atrativo de ‘Don’t Worry Darling’ desde o anúncio do elenco até o lançamento do primeiro trailer. Por isso, estranha-se que os dois não tenham sequer posado juntos no tapete vermelho em uma das poucas oportunidades que terão devido a ausência de Florence na ‘press tour’.
Por outro lado, ambos apareceram bastante ao lado de seus colegas de elenco, Gemma Chan (já mais próxima de Harry por conta de sua participação em ‘Eternos’ da Marvel) e Chris Pine. Para além das interações com Florence durante o tapete vermelho, chegando a tirar fotos dela em uma câmera pessoal, demonstrando a intimidade que criaram durante o projeto, o comportamento do ator, experiente em Hollywood, foi bastante questionado e dissecado durante todo o dia de divulgações.
Isso porque, fosse intencional ou não, Pine estava bastante distante durante as entrevistas, não se empenhando em interações com o resto do elenco e, especialmente, com Styles, que parecia estar um tanto nervoso para responder às perguntas sobre o filme, considerando seu papel de protagonista.
A questão escalou tanto que desembocou em um vídeo onde o cantor teria cuspido – acidental ou intencionalmente, ninguém soube dizer – em Chris Pine, o qual, por sua vez, teve uma reação bastante inusitada no momento, o que alimentou ainda mais os rumores. Repetidos à exaustão, todos se perguntavam se isso teria de fato ocorrido ou se o vídeo estava em um ângulo ruim. Até que ambos tiveram que se manifestar.
Por meio de sua assessoria, Harry afirmou ao The Guardian apenas que “isso não é verdade”, enquanto Pine fez um texto mais longo:
“Essa é uma história ridícula – uma fabricação completa e o resultado de uma estranha ilusão online, que é claramente enganadora e permite especulações tolas. Só para deixar claro, Harry Styles não cuspiu em Chris Pine. Não há nada além de respeito entre esses dois homens e qualquer sugestão de outra coisa é uma tentativa descarada de criar um drama que simplesmente não existe”.
Confira o vídeo do comentado momento:
O clima estranho entre os colegas apenas cresceu quando foram fotografados juntos, já que Harry e Olivia não podiam posar lado a lado e Harry e Florence também não foram colocados como par, tendo Gemma Chan, Chris Pine e Nick Kroll inegavelmente agido como escudos para os demais, tanto para interações mais relaxadas quanto para que todos se mantivessem profissionais – ou seja, para que as câmeras não captassem qualquer momento de intimidade entre o casal.
Após a chegada da protagonista, as respectivas stylists de ambas entraram em cena para dar mais combustível ao desastre que já vinha sendo a passagem do elenco em Veneza para o filme ‘Don’t Worry Darling’ em si.
Karla Welch, responsável por vestir Olivia Wilde, fez um story no Instagram de uma imagem que remete a uma duna com a legenda “Sempre tem mais por trás da história…”. Em reação quase imediata, Rebecca Corbin Murray, styling pessoal de Florence, postou uma foto da atriz pronta para o tapete vermelho, apenas com a legenda ‘Miss Flo’, ironizando a forma como a diretora se refere a atriz no vídeo direcionado à Shia LaBeouf dias antes. Ainda, a equipe de beleza de Florence apareceu em um story com a atriz usando camisetas pretas estilizadas com o famigerado ‘Miss Flo’. Confira as indiretas:
Depois do drama ter se espalhando pela internet, o Instagram oficial da Warner Bros. compartilhou um momento em que Florence e Olivia se cumprimentam à distância e educadamente enquanto o elenco é aplaudido após a exibição do filme. Veja:
Isso teria acontecido antes de Florence Pugh começar a se retirar do recinto antes da ovação, que faria diferença para o filme, ter acabado, como é tradicional da Mostra de Veneza. O movimento da atriz teria obrigado os demais a segui-la e, por isso, as palmas pararam após apenas quatro minutos.
Um insider contou à revista People que “a situação é lamentável” e que está complicado para o elenco sustentar essa situação, pois, ao passo que tentaram não produzir mais notícias para tirar a atenção do filme, tudo saiu do controle nesse dia de divulgação: “Ao tentar não fazer manchete, eles ganharam muito mais”. Segundo ele, a única que se saiu bem foi Florence Pugh, pois os demais atraíram muitos questionamentos sobre seus comportamentos.
Até o momento, Olivia não postou fotos do evento, Gemma Chan postou imagens com algumas pessoas do elenco – incluindo com Florence. A própria, inclusive, postou a foto oficial do tapete vermelho agradecendo a todos pelo fato de o filme estrear em Veneza, além de registros com Chan e Chris Pine. Harry Styles, como sempre, foi sucinto e postou uma foto de si mesmo.
Apesar de tudo, contas de fãs no Instagram captaram momentos em que Harry e Olivia interagem de verdade, afastando qualquer rumor sobre o relacionamento e reforçando a narrativa de que eles tentaram ser, realmente, profissionais e manter os olhares longe deles, como casal. Confira:
Após a viagem à Veneza, Harry Styles voltou aos palcos com a turnê ‘Love On’ e, claramente mais à vontade, comentou sobre os acontecimentos, rindo: “Esse é nosso décimo show no Madison Square Garden. É maravilhoso, maravilhoso, maravilhoso voltar à Nova York, eu apenas dei um pulo rápido em Veneza para cuspir no Chris Pine”. Veja o momento:
Enquanto isso, para além de todo o drama dos bastidores, ‘Don’t Worry Darling’ está amargando com a crítica. No Rotten Tomatoes, o longa abriu com apenas 42% de aprovação, com base em 38 críticas, enquanto o Metacritic agregou uma nota 48/100 com base em 25 críticas.
Marshall Shaffer do Decider disse que “Don’t Worry Darling’ é desesperado por relevância, mas não é “equipado” por muito mais do que mostrar looks legais e pessoas bonitas em problemas psicológicos perigosos”.
Peter Bradshaw do The Guardian diz: “Dirigido por Olivia Wilde, o filme pinça superficialmente ideias de outros filmes sem a compreensão de ‘como’ e ‘porquê’ eles funcionaram, em primeiro lugar.”
Rendy Jones do Rendy Reviews compara a produção à Black Mirror (Netflix): “Na melhor das hipóteses, Don’t Worry Darling’ é uma episódio estendido de Black Mirror, que não é nem mesmo tão impressionante considerando os padrões de Black Mirror.”
Os comentários gerais são elogiosos à direção de Olivia Wilde, enfatizando seu olhar comercial e o fato de não ser “diretora de um sucesso só”, garantindo a atenção para seus próximos trabalhos. Também, as críticas dão ênfase a outra grande atuação de Florence Pugh, indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante com poucos trabalhos no currículo. Contudo, são negativas às resoluções do filme e à atuação de Harry Styles.
‘Don’t Worry Darling’ estreia nos cinemas brasileiros dia 22 de Setembro. Confira o trailer: