Halle Berry desiste de interpretar personagem trans após polêmica; entenda

A vencedora de um Oscar, Halle Berry viu seu nome ser associado a uma nova polêmica. Tudo começou na última sexta-feira (04), quando a atriz afirmou no Instagram que estava se preparando para um papel impactante, mas que oficialmente ainda não estava ligada ao projeto:

“É um personagem em que a mulher é uma personagem trans, ela é uma mulher que fez a transição para homem”. – disse Berry.

Logo, milhares de internautas começaram a atacar Berry por usurpar um personagem que deveria ser feito por um ator trans. Os comentários foram tantos que chamarem atenção da conta do Twitter do documentário da Netflix, “Disclosure : Trans Lives on Screen“, lançado no mês passado, e que dá voz a diferentes membros da comunidade transexual no mundo cinematográfico.

Agora, Nesta segunda-feira (07), Berry foi as redes sociais pedir desculpas e anunciar sua desistência do papel:

“Durante o fim de semana, tive a oportunidade de discutir a minha consideração sobre um próximo papel como homem trans e gostaria de me desculpar por essas observações. Como mulher cisgénero, agora percebo que não deveria ter tido em consideração esse papel e que a comunidade de transgéneros deveria ter inegavelmente a oportunidade de contar as suas próprias histórias (…) Estou grata pela orientação e conversação dos últimos dias, e continuarei a ouvir, educar e aprender com esse erro. Juro ser um aliado no uso da minha voz para promover uma melhor representação nos ecrãs, tanto na frente quanto atrás da câmara.”