Há seis anos, Lady Gaga dava o pontapé inicial na era "Artpop", com o lançamento de "Applause"

Há seis anos, Lady Gaga iniciava o que viria a ser uma da suas eras mais polêmicas e turbulentas, a era “Artpop”. O lançamento de “Applause”, carro-chefe, já foi conturbado: anunciado, inicialmente, para o dia 19, a faixa teve sua divulgação antecipada devido à ameaça de um vazamento, numa manobra chamada pela cantora de “emergência pop”.

Lady Gaga se pronuncia sobre os recentes tiroteios nos EUA e fará parceria para ajudas as cidades

A canção é co=escrita e co-produzida por Gaga, DJ White Shadow, Dino Zisis e Nick Monso e tem como inspiração os fãs da cantora, que a mantiveram motivada durante a turnê “Born This Way Ball Tour”, marcada por problemas de saúda da artista, que fizeram que ela passasse por muitas dores para cumprir seus compromissos antes do cancelamente total do show.

A música alcançou um pico de #4 na parada de singles Hot 100, e permaneceu no top 10 por 14 semanas. A faixa é certificada 3x platina pela RIAA, por mais de três milhões de unidades comercializadas em território norte-americano.

O videoclipe de “Applause” foi lançado no dia 19, e é dirigido por Inez e Vinoodh. O visual chama muita atenção e as críticas à prodção são bastante positivas.

Com o lançamento da música de Lady Gaga, iniciou-se uma das “batalhas” musicais mais marcantes dos últimos anos. “Roar”, música de Katy Perry lançada alguns dias antes, versus “Applause” foi o assunto comentado por dez a cada dez interessados em cultura pop, e até hoje é lembrado.

Compositor acusa Lady Gaga de plágio em "Shallow"