Há dez anos, Lady Gaga se consolidava no cenário musical com o lançamento do "The Fame Monster"

Lady Gaga fez uma estreia espetacular na música. Seu álbum debute, o “The Fame”, foi um enorme sucesso. Tal feito trouxe grande pressão para o seu próximo lançamento, já que artistas que se lançam de maneira tão arrebatadora acabam, muitas vezes, por não corresponder às expectativas em seus trabalhos subsequentes.

    Chegava então o “The Fame Monster”, um relançamento de seu trabalho de estreia, mas que pouco ou nada lembrava o primeiro disco. Nele tivemos um novo vislumbre de Lady Gaga. A cantora mostrava de vez que era uma visionária, e cravava seu nome junto aos grandes nomes da música.

    Lançado no dia 18 de novembro de 2009, o EP contava com oito faixas. “Bad Romance” foi escolhida como lead single do projeto e foi um enorme sucesso, sendo aclamada pelo público e crítica. O vídeo da canção quebrou inúmeros recordes e até hoje é uma memória muito presente nos amantes da música pop, graças a sua originalidade e ousadia.

    Os singles seguintes foram “Telephone” – a icônica parceria com Beyoncé – e “Alejandro”, ambos também tendo conquistado grande sucesso. Ao todo foram comercializadas mais de 1 milhão de unidades certificadas – apesar de as vendas se confundirem com as do “The Fame”, já que eram vendidos também em combo. Mas do que o grande sucesso comercial, o “The Fame Monster” foi o responsável por transformar Lady Gaga em um das grandes referências às cantoras pop que vieram a seguir.