Há 9 anos, "California Gurls", de Katy Perry e Snoop Dogg, alcançava o #1 da Hot 100 pela primeira vez

Há exatos 9 anos, em 19 de junho de 2010, “California Gurls”, lead single do segundo álbum de estúdio de Katy Perry, “Teenage Dream”, atingia o topo da principal parada da Billboard. A canção viria a ocupar esse posto por seis semanas consecutivas.

Lançada em maio daquele mesmo ano, a música recebeu muitas críticas positivas e foi considerada o “hino do verão” de 2010. A música começou sua escalada nos charts e atingiu o topo na semana de lançamento do clipe, que saira no dia 17. Segundo Katy, a canção é uma resposta a “Empire State of Mind“, de Jay-Z e Alicia Keys:

“É muito bom que ‘Empire State of Mind’ é enorme e todo mundo tem uma canção sobre Nova Iorque, mas que p@##$? E LA? E a Califórnia?Nós agora temos uma música sobre a Califórnia, e sob a perspectiva de uma garota! Nós pegamos referências do Prince, que sempre é uma excelente referência, e nós pegamos muitas referências dos anos 90”.

A música foi um enorme sucesso comercial, estabelecendo Katy de vez entre os grandes hitmakers da época. A canção é certificada 8x platina nos EUA por mais de 8 milhões de cópias comercializadas.