No dia 19 de agosto de 2013, Lady Gaga nos presenteava com uma explosão de cores e referências artísticas jamais trabalhadas em um videoclipe. Pronta para ouvir o gongo da crítica soar, a Mother Monster não poupou em excentricidade no lançamento do primeiro videoclipe do álbum “ARTPOP”, trazendo no registro visual de Applause seu clamor em busca da reinvenção e sua paixão pelo vanguardismo através da arte.
Em meio a referências incontáveis, a obra dirigida pela dupla de fotógrafos holandeses Inez e Vinoodh, buscou no expressionismo alemão um maior apoio para sua criação audiovisual. Desse modo, a inspiração em filmes clássicos como Metropolis (Fritz Lang, 1927) e Gabinete do Doutor Caligari (Robert Wiene, 1920) ficam claras à medida em que as cenas do videoclipe se mesclam entre a realidade e a fantasia, mostrando Gaga em meio a cenários distorcidos e ilusórios.
- BBB 25: confira a lista completa de participantes do reality
- Viva a Vida | Filme com Thati Lopes e Rodrigo Simas estreia em janeiro
- Globo de Ouro 2025: Com Fernanda Torres, veja lista completa de vencedores
- Nosferatu é um terror clássico muito bem construído para os dias atuais
- “O Auto da Compadecida 2” mantém os acertos do primeiro filme com novos personagens
É importante ressaltar que apesar de ser um marco para a música Pop, Applause foi um divisor de águas na carreira da cantora devido à grande pressão feita por fãs de música Pop e pela mídia da época, onde a busca pelo sucesso comercial foi prioridade. Entretanto, Lady Gaga se sobressaiu e se mostrou digna de todos os aplausos por presentear seus fãs com uma obra icônica e memorável até os dias atuais.
Relembre o icônico registro audiovisual: