Há 10 anos, Rihanna lançava o sucesso mundial "Umbrella" em parceria com Jay Z

Com dois álbuns de estúdio no currículo, Rihanna já tinha seu reconhecimento mundial encaminhado, hits consistentes, mas aquela música que marcaria sua carreira de um modo inigualável, ainda estava para chegar ao mundo. E este dia veio. Em 29 de março de 2007, “Umbrella” era lançada.

Composta originalmente par Britney Spears, o pop R&B com referências de hip-hop e até de rock serviu como carro-chefe do terceiro disco de estúdio da barbadiana, o “Good Girl Gone Bad“. A faixa ainda conta com a participação de Jay Z, o rapper mais bem-sucedido da época.

A aclamação crítica foi certeira. Vários sites e revistas especializadas listaram “Umbrella” como uma das melhores músicas do ano de 2007. A mesma ainda foi vencedora de dois VMAs, além de receber o Grammy de “Melhor Colaboração de Rap”.

O sucesso da canção entre o público também merece seu devido destaque. Com a música, RiRi e Jay permaneceram sete semanas consecutivas no topo da Billboard Hot 100 e nove semanas na Official Charts, um recorde absoluto para a época. A parceria foi #1 em praticamente todas as paradas ao redor do mundo.

Umbrella” foi ainda eleita pela Billboard o segundo maior sucesso de 2007, apenas atrás de “Irreplaceable” de Beyoncé. A mesma ainda ostenta vários certificados múltiplos de platina em vários países, como 6x nos EUA e 4x na Austrália.

O icônico clipe para a canção foi lançado no dia 26 de abril, no site da cantora, sendo disponibilizado em 2009 na plataforma Vevo. O vídeo acumula 231 milhões de visualizações, apesar de ter sido liberado mais de dois anos após sua exibição original.

>>> Curta o PFBR no Facebook

Siga o PFBR no Twitter <<<