Há 10 anos, Beyoncé lançava o visual "B'Day Anthology Video Album"

E quem disse que Beyoncé lançou seu primeiro álbum visual em 2013? No dia 3 de abril de 2007, a cantora liberou o “B’Day Anthology Video Album“, disco que continha 13 videoclipes de seu segundo álbum de estúdio, divulgado no ano anterior.

Bey sempre quis fazer um trabalho visual, mas que todos os seus fãs pudessem ter acesso ao mesmo. Como a internet ainda não era algo universal na época, a saída foi o lançamento em DVD. Tudo foi gravado em apenas duas semanas, com exceção dos clipes de “Déjà Vu“, “Ring the Alarm“, “Irreplaceable” e “Listen“, primeiros singles do disco original.

O registro teve uma grande divulgação envolvida, que gerou um disco duplo de platina para Beyoncé nos Estados Unidos por suas 200 mil cópias vendidas. A cantora teve total controle do projeto. Cabelo, maquiagem, figurino e vários outros detalhes foram de total escolha da cantora.

O trabalho visual foi um verdadeiro marco na indústria da música, influenciando, principalmente, artistas pop veteranos e novatos até os dias atuais.

Billboard divulgou um vídeo comemorando o aniversário do trabalho com pequenos fragmentos de todos os videoclipes que figuram no mesmo.

Confira abaixo: