‘Vingadores: Ultimato’ provou ser tudo, menos o fim do MCU, como se esperava. Desde 2019, quando o chamado filme-evento foi lançado, a Marvel continua apenas expandindo seu universo e suas histórias.
Depois de findar a Saga do Infinito naquele ano, inclusive fechando as portas para alguns de seus maiores nomes, o estúdio voltou sua atenção ao multiverso dando início à Fase 4 através de séries do Disney+, como ‘WandaVision’ e ‘Loki’, e filmes como ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’ e ‘Dr. Estranho no Multiverso da Loucura’, um dos melhores dessa leva.
Agora, a Marvel dá início a outro grande passo: a Fase 5, que dá continuidade à Saga do Multiverso, acaba de ter o pontapé inicial com o filme ‘Homem Formiga e a Vespa: Quantumania’, onde apresenta o que deve ser o maior vilão deste novo momento – Kang, O Conquistador, interpretado por Jonathan Majors -, que deve arrecadar nos cinemas cerca de 330 milhões de dólares, segundo as primeiras estimativas da Variety.
Em entrevista à Entertainment Weekly nesta terça-feira, 14, Kevin Feige, o chefão da Marvel, revelou um pouco do que se pode esperar deste novo capítulo, desde histórias do Homem-Aranha ao Quarteto Fantástico e Harrison Ford estreando no estúdio.
Sobre o recém lançado, ‘Quantumania’, liderado por Paul Rudd e Evangeline Lily, Feige aponta que a intenção era começar a Fase 5 com heróis que o público já conhece. Além disso, reflete que, por anos, eles souberam que Kang seria um ótimo vilão para substituir Thanos, dando todos os louros à interpretação de Majors, que tomou o papel primeiramente na série ‘Loki’.
“Ele tem essa mesma estatura [de Thanos] nos quadrinhos, mas é um vilão completamente diferente. Muito porque é um vilão múltiplo. Ele é muito único [em comparação] a Thanos, o que nós realmente gostamos.”
Apesar disso, o diretor da Marvel aponta que nem todos os filmes das Fases 5 e 6 serão centrados em Kang, assim como nem todos os filmes da Saga do Infinito foram centrados nas Jóias ou em Thanos.
“As pessoas vão ter um gostinho disso em grande estilo em ‘Quantumania’ enquanto avançamos para ‘Vingadores: Guerras Secretas’, sobre o qual estou extremamente animado”, explicou deixando claro que mais de um enredo vai coexistir neste momento.
Num outro tópico, Feige aponta que está animado para o futuro de personagens como Kamala Khan (Iman Vellani), apresentada em ‘Ms. Marvel’, afirmando que a jovem rouba a cena no filme ‘The Marvels’, que tem estreia prevista para 28 de Junho deste ano; e o Steven Grant/Marc Spector de ‘Cavaleiro da Lua’, interpretado por Oscar Isaac, além de frisar que ‘She-Hulk’, a qual dividiu a opinião do público, foi um “experimento”:
“Eu não poderia estar mais feliz com o tom que Jessica Gao estabeleceu para a série. É um tom muito diferente de muitos outros projetos e isso foi totalmente intencional. Eu acho que quando estamos fazendo cerca de oito produções por ano, todos eles têm que ser diferentes. Todos eles têm que se estabelecer separadamente, sozinhos, e serem diferentes uns dos outros”, comentou.
O chefe do estúdio, ainda, aponta que está pronto para investir em séries de episódios procedurais, ou seja, que têm uma história fechada, de início, meio e fim, sem depender de ganchos importantes para a próxima semana, o que deve aproximar mais os personagens de sua audiência, como a HBO geralmente faz. Segundo ele, a fórmula deve ser testada em ‘Demolidor’, após a Marvel escalar Charlie Cox e Vincent D’Onofrio após o sucesso da série de origem do personagem na Netflix.
Questionado sobre entrar de vez no universo dos mutantes e dos X-Men, algo muito aguardado pelos fãs, que veem pontas soltas para que isso aconteça no núcleo de Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen), que já interagiu com o Professor Xavier de Patrick Stewart, e, mais recentemente, por conta dos backgrounds do personagem Namor (Tenoch Huerta) em ‘Pantera Negra II’ e de Kamala Khan, Feige disse que esta é uma história que representa o legado da Casa das Ideias e de tudo o que a Marvel produziu em 80 anos:
“A questão é como fazer e quando fazer e isso é algo que estivemos trabalhando por anos. Agora nós sabemos. Mas não vamos falar sobre isso.”, cortou.
Entretanto, ele frisou que agora têm Hugh Jackman de volta para reprisar seu papel como Wolverine em ‘Deadpool 3’, confirmando que será o primeiro filme para maiores dos estúdios Marvel, assim como foram os anteriores, e deixando claro que a Disney não irá tornar a produção “para toda a família”, como muitos temiam.
Comentando sobre ‘The Marvels’, que chega com Kamala Khan, Carol Danvers (Brie Larson) e Monica Rambeau (Teyonah Parris), Feige revelou que a produção será uma sequência direta do final de ‘Capitã Marvel 1’ em relação à sua história, assim como a minissérie ‘Invasão Secreta’, uma das mais aguardadas desta fase, contando com Olivia Colman e um elenco recheado de rostos conhecidos.
“Há algo imensamente poderoso sobre ver Monica, Kamala e Carol juntas em um frame. Para mim, é apenas comparável ao filme ‘Vingadores’, [quando] você vê os seis heróis juntos em um frame”, comparou Feige.
O executivo falou também sobre as histórias um pouco mais “pé no chão” do estúdio: ‘Capitão América: Nova Ordem Mundial’, com Anthony Mackie, o Falcão, como o dono do lendário escudo, e ‘Thunderbolts’, um novo grupo de heróis que vem sendo montado através das últimas produções da Marvel, que irá contar com a liderança de Bucky Barnes (Sebastian Stan) e membros como a nova Viúva Negra de Florence Pugh, o Guardião Vermelho de David Harbour e nova heroína-arqueira, Kate Bishop, interpretada por Hailee Steinfeld.
Para o primeiro, a Marvel já confirmou a presença de Harrison Ford no papel do Presidente dos Estados Unidos, Thaddeus Ross, substituindo William Hurt, que faleceu em 2022, explicando que o personagem já possui uma história com Sam Wilson, anteriormente apenas um soldado da Força Aérea americana:
“Com Harrison, você pensa em ‘Air Force One’ e você pena em alguns dos conflitos com o presidente em ‘Perigo Real e Imediato’ (1994). Há uma dinâmica entre o Presidente Ross e Sam Wilson. Eles têm uma história juntos, mas neste filme nós estaremos vendo a dinâmica entre o Capitão América e o presidente dos Estados de um jeito incrível. Isso tem sido um sonho há anos, desde que Jon Favreau escalou Harrison Ford para ‘Cowboys and Aliens’. Eu sempre fiquei com inveja disso, então tê-lo finalmente no MCU é incrível.”.
Sobre ‘Thunderbolts’, Feige comenta que será divertido porque os personagens envolvidos não se veem como heróis de verdade:
“Quando seu líder de fato é Bucky Barnes, isso é meio que tudo o que você precisa saber, [mas] este é só o início. Mas, novamente, volta para o incrível trabalho que Sarah Finn (diretora de elenco) fez por todo o MCU. Você tem David Harbour e Florence Pugh e essas pessoas estão no topo do jogo e arrasando em tudo o que fazem. Eles já estão estabelecidos no MCU e conseguimos construir o filme em torno deles.”
Por fim, ele confirmou que o vencedor do Oscar, Mahershala Ali, está pronto para iniciar as filmagens de ‘Blade’ nas próximas semanas, enquanto o ‘Homem-Aranha 4’, com Tom Holland pós o filme-evento, ‘Sem Volta Para a Casa’, já tem sua história fechada para que o roteiro seja escrito; além de provocar a respeito de notícias em breve sobre seu queridinho, ‘O Quarteto Fantástico’:
“Nós falamos um pouco de mutantes e de todo o seu aspecto para o mundo da Marvel, mas o Quarteto Fantástico é a fundação de tudo o que veio depois nos quadrinhos. […] Nós estamos planejando para que isso seja um grande pilar do MCU adiante, da mesma forma que foi nos quadrinhos por 50 ou 60 anos .”, finalizou.