Feliz Aniversário Pitty! Celebrando seu aniversário, separamos 42 músicas que todos precisam ouvir

Há 42 anos atrás, em 07 de outubro de 1977, na cidade de Salvador, Bahia, nascia Priscila Novaes Leone. Após ficar conhecida como Pitty, a cantora conquistou o brasil com suas músicas que traziam questões importantes para serem abordadas pela sociedade.

Para celebrar esse dia, nada melhor que apresentar uma playlist com 42 músicas gravadas por essa artista tão incrível, que sem dúvida, vão mostrar o motivo de muitos a nomearem como a nova rainha do Rock nacional.

1- “Anacrônico”

A faixa que é single do seu segundo álbum, homônimo, se tornou um marco em sua carreira com o seu clipe onde mostra Pitty presa numa especie de manicômio que transforma os pacientes em bonecos.  Além disso, a música reforçava a frase “A terra girando, não se pode parar” que mostrava que não temos o controle do mundo inteiro.

2- Noite Inteira

Lançada para o álbum “Matriz”, a canção apresenta um discurso que aborda questões políticas, além da frase que se tornou um bordão para muitas pessoas do movimento LGBTQ+ “Respeita a existência, ou espere resistência”.

3- Me Adora

Lançada em 2009, a faixa trouxe a tona a polêmica de se utilizar palavrão em letras de música. No entanto, a faixa caiu nas graças do público e ganhou diversos covers, quem é que nunca gritou aos sete ventos “Não espere eu ir embora pra perceber que você me adora, e me acha foda”.

4- Equalize

Uma da música mais conhecidas da carreira da baiana, a balada do primeiro disco já se tornou trilha sonora de muitos casais e é até hoje lembrada quando o assunto é Pitty.

5- Roda

Com a parceria de BaianaSystem, “Roda” trás uma sonoridade muito diferente do que a cantora já apresentou com suas músicas anteriores.

6- Memórias

Quem é que não lembra do maravilhoso clipe de “Memórias”, Pitty e o restante da banda invadindo um casarão abandonado para um jogo macabro e acabam rodeados de fantasmas. Na canção a baiana fala sobre os fantasmas do passado que costumam rondar as pessoas.

7- Setevidas

A música que trouxe o memorável comeback da artista em 2014 narrou a insistência de existir, durante algumas entrevistas Pitty contou que essa música foi um modo de dar a volta por cima depois de enfrentar alguns problemas.

8- O Lobo

Inspirado na frase de Thomas Hobbes, “O homem é o lobo do homem”, a baiana narra sobre a ganancia do ser humano.

9- Todos Estão Mudos

A faixa do álbum “Chiaroscuro” trás a questão de um mundo onde ninguém se manifesta e aceita tudo o que lhe é oferecido sem nenhum tipo de questionamento.

10- Na Pele

A canção foi composta para o disco “Setevidas”, no entanto só veio a ser gravada anos depois com a participação de Elza Soares.

11- Deixa Ela Entrar

Incluída no quarto álbum de estúdio da banda, a faixa fala sobre aproveitar as oportunidades que a vida oferece em momentos únicos.

12- Brinquedo Torto

Assim como algumas de suas canções, “Brinquedo Torto” apresenta uma interpretação livre, algumas pessoas associam a narrativa da música com uma Garota de Programa que se apaixonou ou que acabou engravidando.

13- No Escuro

A faixa que faz parte do disco “Anacrônico” é uma das favoritas dos fãs que sempre pedem para a artista voltar a cantar em seus shows.

14- Serpente

Com trechos do mantra de Shiva, “om namah shivaya“, a canção conta sobre o renascimento, de superar as cicatrizes da vida.

15- Cálice

Em parceria com o Projeto Indireto, a música, composta e gravada originalmente por Chico Buarque, foi regravada para a trilha sonora da novela “Amor & Revolução” do SBT. A novela se passava na época da ditadura no Brasil.

16- Admirável Chip Novo

“Pane no sistema, alguém me desconfigurou”, quem nunca pronunciou a frase dessa icônica música? Sem dúvidas, é uma das mais memoráveis composições da baiana.

17- Lado de Lá

A faixa foi inspirada em um texto de Patty Smith sobre a morte de Lou Reed como uma passagem na vida, outro fator foi a perda de Peu Sousa, amigo e ex-integrante da banda que foi encontrado morto em 2013. “Trouxe-me a imagem do barqueiro da mitologia egípcia que nos leva para o lado de lá”.

18- Contramão

Se o assunto é comeback, Pitty sabe como fazer da melhor forma possível, prova disso foi a parceria com Tássia Reis e Emmily Barreto que rendeu uma canção tão icônica.

19- Ninguém é de Ninguém

O mais recente single do “Matriz” é um hino em questões de letra e sonoridade!!!

20- Pulsos

Grava para o seu primeiro registro ao vivo, “{Des}Concerto Ao Vivo”, a música conta sobre as pessoas que usam os pulsos como “saída de emergência” para cometer suicídio. A cantora foi bastante criticada quando lançou pois algumas pessoas interpretaram que a canção incitava o suicídio, obviamente a cantora explicou que jamais teria essa intenção.

21- Na Sua Estante

O hino atemporal! A faixa marcou uma geração inteira com a frase “Eu estava aqui o tempo todo, só você não viu” e o clipe do “homem de lata” em busca de um amor não correspondido.

22- Só Agora/ Just Now

“Só Agora” foi gravada para o terceiro álbum da banda e ganhou as graças de muita gente, no entanto, o que muitas pessoas desconhecem é que a faixa ganhou uma versão em inglês.

23- Descontruindo Amélia

A canção narra a nova rotina de Amélia, personagem conhecida pela canção “Ai que saudade da Amélia” de Ataulfo Alves que dizia “Amélia não tinha a menor vaidade, Amélia é que era mulher de verdade”. Pitty desconstruiu todo o conceito de Amélia “Bela, recatada e do lar”, para uma mulher dona de si, “Muda a mesa, assume o jogo, faz questão de se cuidar, nem serva, nem objeto… Hoje ela é o também”

24- Teto de Vidro

Um dos grandes feitos da cantora foi transformar o dito popular em uma canção que entrou com tudo na cena do Rock nacional.

25- Se Você Pensa

Originalmente gravada por Roberto Carlos e Erasmo Carlos, a baiana repaginou a música para incluir no seu segundo dvd ao vivo, “A Trupe Delirante”.

26- Para o Grande Amor

Para seu novo álbum a artista resolveu regravar a faixa que é uma composição de seu falecido amigo, Peu Sousa, foi um modo que a cantora viu de homenagear o músico.

27- De Você

Conhecida pelos clipes impecáveis, “De Você” teve uma grande produção a la “The Walking Dead” com a dominação de mortos vivos.

28- Sol Quadrado

A faixa tem um fato muito curioso, embora ela tenha sido gravada para o quinto álbum de estúdio, “Sol Quadrado” era uma demo para o “Admirável Chip Novo”, primeiro disco da banda. A cantora resolveu colocar no novo projeto como uma forma de ciclo onde o novo disco se encerra com o que era o começo do primeiro.

29- Fracasso

Pitty deveria ganhar um MTV VMA Vanguard só por sua videografia, mesmo com poucos elementos, seus clipes tornam-se memoráveis.

30- Quem Vai Queimar?

A faixa do segundo álbum, é bem forte por trazer questionamentos sobre o que a Bíblia e a igreja católica julgam como certo. Além de citar o período de inquisição da igreja que queimava mulheres que eles julgavam como bruxas.

31- Dançando

Junto de Martin Mendonça, guitarrista da banda, a cantora apresentou o Projeto Agridoce que traziam canções totalmente diferentes do que o público estava acostumado a ouvir na voz de Pitty, uma das faixas que marcou essa fase foi “Dançando.”

32- La Javanaise

Fazendo parte do Projeto Agridoce, a cantora meteu as caras e se arriscou no francês para cantar uma das músicas mais clássicas da cultura francesa.

33- Motor

Presente no novo disco, a cantora trouxe uma balada que se iguala aos clássicos “Equalize” e “Na Sua Estante”.

34- The Kill

O ano era 2008, e o Brasil conhecia a versão acústica da faixa do grupo 30 Seconds To Mars que contou com os vocais da baiana

35- Te Conecta 

A faixa se popularizou por sua pegada mais Reggae, mostrando a versatilidade música que a cantora foi adquirindo com o passar dos anos.

36- Comum de Dois

Inspirada no cartunista Laerte Coutinho que começou com a prática de Crossdress, homem que se veste de mulher, e depois de identificou como pessoa transgênera.

37- Déjà Vu

A canção que é uma das mais lentas na carreira da artista apresenta o estado de inercia que sentimos em dias cinzentos.

38- Agora Só Falta Você

A cantora regravou o clássico de Rita Lee, mostrando que segue os passos da rainha do Rock nacional.

39- Roda Ciranda 

É versatilidade que você quer? Pois é o que Pitty tem de sobra, a cantora participou de um projeto que homenageou o sambista Martinho da Vila e regravou o clássico “Roda Ciranda”.

40- Máscara

O que dizer do hino atemporal que fala sobre aceitar quem você realmente é sem precisar usar máscaras ou artifícios?

41- Semana Que Vem

A música presente no primeiro álbum é mais uma para a lista de músicas que a artista colocou uma mega mensagem.

42- Dê um Rolê

A regravação foi feita durante a “Turnê Setevidas” e lançada junto do o dvd que registrou um dos shows.

Confira a playlist:t