A Copa do Mundo é um fenômeno mundial. 32 seleções disputam a taça mais cobiçada do futebol, mas diversos países param para acompanhar os jogos, seja durante o trabalho, seja em bares que os transmitem.
No Brasil, o futebol ainda tem caráter educacional, o que torna o peso da camisa e a empolgação para ver a seleção brasileira jogar ainda maior. Por isso, escolas, indústrias, comércios, repartições públicas e todos os tipos de trabalho – em sua maioria – não hesitam em fazer aquela pausa para que todos possam acompanhar as partidas.
Pensando no fato de que diversas músicas e hinos de torcida marcaram o torneio ao longo dos anos, no dia em que o Brasil estreia na Copa do Mundo 2022, o Portal separou seis canções que marcaram edições anteriores. Confira:
La Copa de la Vida
Um dos maiores hinos de Copas, ‘La Copa de la Vida’, cantada por Ricky Martin embalou os jogos de 1998. Emanando a animação necessária para deixar os torcedores no famoso Clima de Copa, a faixa lembra a mais clássica do porto-riquenho, ‘Livin’ La Vida Loca’, e apesar de o Brasil ter amargado uma derrota para a França neste ano, ao menos musicalmente foi uma Copa muito proveitosa.
Wavin’ Flag
Ecoada pelo somali K’NAAN em uma ação da Coca-Cola durante a Copa do Mundo, ‘Wavin’ Flag’ também foi responsável por dar o tom dos jogos de 2010. A letra fala sobre a liberdade do povo negro e atenção do mundo sobre o continente africano, tradicional de futebol tal qual o Brasil.
Un’Estate Italiana
Em sonoridade de balada, ‘Un’Estate Italiana’, na voz de Gianna Nannini e Edoardo Bennato, foi a música oficial da Copa de 1990, na Itália. Pronta para ser tocada em estádios, mas guiada por uma guitarra em uma balada bem a cara daquele período, a canção marcou a consagração da seleção alemã em Roma no verão daquele ano.
La, La, La
Já na primeira batida dos tambores no estilo olodum, mais do que familiar para os brasileiros, a faixa de Carlinhos Brown e Shakira conquista. A entrada da colombiana, mudando a sonoridade para algo mais eletrônico, apenas celebra a relação amistosa da cantora com o Brasil e a consagra um patrimônio das Copas do Mundo. Em momento histórico, Shakira, Carlinhos Brown e Carlos Santana performaram a faixa na cerimônia de encerramento do torneio no Brasil em 2014.
We Are One
O Brasil entregou uma das Copas do Mundo mais marcantes da história do campeonato. Sendo o maior campeão do torneio, a edição de 2014 foi uma das mais aguardadas, tanto pelos torcedores mundo afora como pelos próprios brasileiros, que, não importa onde seja, sabem aproveitar uma Copa. A canção oficial da FIFA nas vozes de Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte, chegou no pop dançante, que marcou aquele ano, sobre uma base de samba, intencionando justamente o clima carnavalesco. Atualmente, o clipe conta com mais de 800 milhões de visualizações no Youtube.
País do Futebol
Parceria de Mc Guimê e Emicida, conhecida também só como ‘No Flow’, a canção foi lançada em 2013, após o Brasil ser anunciado como o país-sede da Copa de 2014. Assim, não por acaso a faixa explora a tradição de futebol dos brasileiros e o poder de mudança desse esporte para os jovens da periferia, que sonham em ser grandes jogadores, como muitos de seus ídolos. O próprio Neymar, um daqueles meninos que viveu esse sonho, participa do clipe, ressignificando ainda mais a letra de alto teor social. De quatro em quatro anos, principalmente pelo jogador ainda ser o mais famoso da seleção, a colaboração volta a figurar nas trilhas-sonoras de Copas do Mundo.
Waka, Waka (This Time for Africa)
Não importa onde seja a Copa do Mundo, ‘Waka, Waka’ já provou que sempre vai ecoar. Hino certeiro que marcou a Copa do Mundo de 2010 na voz de Shakira em parceria com Freshlyground, um grupo de música tradicional sul-africana, a faixa retorna de quatro em quatro anos para provar sua atemporalidade. Com um clipe que conta com mais de 3,3 bilhões de visualizações e quase 600 milhões de streams no Spotify, ‘Waka, Waka’ consegue o feito de ser querida por todos sempre que um torneio se inicia, se tornando quase que um hino obrigatório de todas as Copas. Em 2022, a música foi referenciada durante a Cerimônia de Abertura no Qatar.