Especialista em direito civil explica que Mc Gui pode ser penalizado por sua ações após vídeo polêmico

A polêmica envolvendo MC Gui está longe de chegar a um desfecho. No entanto, com todas as informações que surgiram ficou o questionamento se de certa forma o artista poderia ser punido judicialmente.

Segundo informações fornecidas pela advogada especialista em direito civil, Fernanda Zucare, o cantor pode ser responsabilizado civilmente pelo vídeo postado. O Ministério Público poderá analisar a conduta do cantor e, além dos contratos que o funkeiro pode perder, os patrocinadores podem exigir uma multa já que a atitude reflete de forma negativa a imagem do Brasil no exterior e fatalmente a imagem das empresas atreladas ao jovem.

“Ele expôs uma criança vulnerável numa rede social, sem qualquer autorização, utilizando sua imagem indevidamente. Além disso, discriminou, uma menor, em posição de vulnerabilidade pela sua aparência ou doença, o que é inadmissível. Transgrediu o ECA Estatuto da Criança e do Adolescente, além de princípios constitucionais e normas internacionais de proteção a criança. As consequências irão desde a rescisão de contratos de patrocínios que o cantor mantém com parceiros, com possíveis multas, além de indenização por danos morais e materiais, investigação do Ministério Público e um prejuízo muito grande para sua imagem. E as autoridades americanas também deverão investigar e punir o cantor neste caso”, explicou a especialista.

Questionada sobre o que o MC poderia fazer para tentar reverter a situação, visto que o rapaz também possa ter fãs em estado parecido ao da criança do vídeo, a advogada foi categórica.

“Para atenuar o caso, esses influenciadores digitais devem tomar consciência da responsabilidade em se manifestar numa rede social, que inúmeros jovens e crianças acompanham e ter muito claro que comportamentos discriminatórios não têm mais espaço no mundo”.

Vale lembrar que anteriormente MC Gui publicou um vídeo seu perfil oficial explicando a sua versão do que supostamente teria acontecido durante e após o vídeo.