Elton John, Elizabeth Hurley, Sadie Frost e o Príncipe Harry estão em lista de famosos que se juntaram, nesta semana, para processar o tablóide britânico Daily Mail pelo uso indevido de informações privadas.
O Daily Mail é publicado pela Associated Publishers, que também é responsável por outros dois jornais especulativos, The Mail on Sunday e The Mail Online.
Em declaração à imprensa, os advogados do grupo alegaram, dentre outras coisas, que a Associated Publishers se utilizaria de meios escusos para a obtenção de informações sensíveis e privadas sobre pessoas famosas. Uma dessas formas seria colocar dispositivos de escuta nos carros e casas dessas pessoas.
Outra alegação mais grave seria de que as publicações estariam conseguindo informações confidenciais subornando policiais por meio de ligações corruptas destes com investigadores particulares contratados por eles.
Ademais, membros deste conglomerado estariam se passando por indivíduos específicos para conseguir informações médicos de hospitais, clínicas privadas e centros de tratamento, além de terem sucesso em acessar contas bancárias e dados sobre transações financeiras por meios ilícitos e manipulação.
A declaração diz que tais alegações representam apenas a “ponta do iceberg”, dando a entender que mais está por vir. Um representante da Associated Publishers, por sua vez, foi à público para refutar “total e inequivocamente essas afirmações absurdas, que parecem ser nada mais do que uma tentativa pré-planejada e orquestrada de arrastar os títulos do Mail para um escândalo de hacking de telefone de trinta anos atrás”. Ainda, a declaração continua:
“Essas alegações infundadas e altamente difamatórias – baseadas em evidências não credíveis – aparentam ser, simplesmente, uma aventura de seus reclamantes e advogados, alguns dos quais já perseguiram casos do tipo em outros locais”.
Recentemente, o Príncipe Harry e a esposa, Meghan Markle, venceram batalhas legais contra a própria Associated Publishers. As informações são do Deadline.