Com extensa agenda no Brasil para divulgar seu novo filme, ‘A Mulher-Rei’, na última semana, Viola Davis concedeu entrevista ao programa Conversa com Bial (Globo), onde conversou abertamente sobre racismo.
No episódio, que foi ao ar no na última sexta-feira, dia 24, Davis detalhou o acontecimento ao apresentador, Pedro Bial, contando que sofreu preconceito racial por parte de uma brasileira, que era proprietária do apartamento que a atriz alugava, em Rhode Island, com uma amiga após sair da faculdade.
“Sim, ela era brasileira. Foi meu primeiro apartamento depois que saí da faculdade. Era um apartamento bonito que eu dividia com uma amiga. E ao descobrir que dividia o apartamento com essa moça, a proprietária ficou furiosa.”
A vencedora do Oscar contou que, somente pelo fato de ser negra, a proprietária brasileira não permitia que, sequer, recebesse visitas pois “não gostava de negros”:
“Ela disse que não gostava de negros, não confiava neles… E isso é verdade, eu não estou pegando leve. Então, eu não podia receber qualquer sobrinho… Não podia receber nenhuma visita. Nem dos meus pais. Certamente, não podia levar nenhum namorado, se é que tinha algum. E, toda vez que ela me via esperando o ônibus, supunha que eu fosse uma prostituta.”
Viola comentou também que demorou muito tempo para se lembrar desse episódio, que está em seu livro, ‘Em Busca de Mim’, como se seu cérebro tivesse bloqueado o que aconteceu, admitindo que, em partes, fica feliz por não deixar que isso a definisse como pessoa.
A atriz ainda disse que encontrou a mesma mulher, um tempo depois, durante um passeio por um grande shopping de Rhode Island. Dessa vez, como proprietária de uma loja de bijouterias, e Davis como cliente, a brasileira “foi muito gentil”. Segundo ela, só foi perceber depois que se tratava da mesma pessoa.
Em ‘A Mulher-Rei’, no qual Viola atua como produtora, sua personagem é a general Nanisca, que treina um grupo de elite de mulheres guerreiras para proteger o reino de Dahomey, na África, e enfrentar um inimigo local apoiado pelos portugueses. A superprodução conta com Lashana Lynch (‘007 – Sem Tempo Para Morrer’) e John Boyega (‘Star-Wars: O Despertador da Força’) no elenco.
Em promoção ao filme, Viola concedeu entrevista ao Fantástico, participou de coletiva de imprensa, fez turismo na cidade do Rio de Janeiro, jantou com artistas brasileiros, dentre eles IZA, Zezé Motta, Taís Araújo e Lázaro Ramos e, finalmente, liderou a estreia de ‘A Mulher-Rei’ para um plateia majoritariamente negra no último dia 22, no Copacabana Palace, terminando sua passagem pelo país de maneira muito animada.