Em 2015, Jay-Z assumiu o TIDAL afim de torná-lo um dos maiores serviços de streaming do planeta. E conseguiu. Mas não pela quantidade de assinantes ou qualquer outro tipo de audiência – que foi considerada fraca para os meses em que prometeu a “revolução em alta qualidade de música para todos”.
Os lançamentos exclusivos foram a “marca registrada” do serviço, que conseguiu destacar-se em meio aos outros aplicativos como Spotify e Apple Music pelo contrato com importantes artistas do mercado como Rihanna, Nicki Minaj, Madonna e Kanye West, por exemplo. Agora, no primeiro aniversário, a revista ‘Billboard’ resolveu fazer uma matéria apontando quais foram os ganhos do TIDAL nesses 12 meses desde que foi oficialmente anunciado.
Segundo o site, além dos grandes lançamentos deste ano como “The Life Of Pablo” e “ANTI”, a empresa ainda apresenta a forte possibilidade de divulgar mais dois grandes projetos de forma exclusiva na plataforma.
EXCLUSIVE ALBUM RELEASES — 9
Kanye West, The Life of Pablo
Rihanna, Anti
Prince, HITNRUN Phase One
Prince, HITNRUN Phase Two
Lil Wayne, Free Weezy Album
The Dead Weather, Dodge and Burn
Waylayers, Re:Verse
Judith Hill, Back In Time
Andy Allo and Prince, Oui Can Luv
EXCLUSIVE PLAYLISTS — 166
LIVE STREAMS — 44
GLOBAL AVAILABILITY — 2015: 31 | 2016: 46
MUSIC VIDEOS — 2015: 75k | 2016: 130k
AVAILABLE TRACKS — 2015: 25m | 2016: ~40m
CEOs — 3
ARTIST OWNERS — 2015: 16 | 2016: 20
SUBSCRIBERS — 2015: 540k (17k HiFi) | 2016: 3m (~1.35m HiFi)