"Easier": 5 Seconds Of Summer e as incertezas de um relacionamento tóxico

Lançados no último dia 23, a faixa “Easier” e seu respectivo clipe são o primeiro lançamento solo do 5 Seconds Of Summer desde o álbum “Youngblood”, no ano passado. Além de iniciar a nova era da banda, o single também se destaca por retratar um “relacionamento tóxico” vivido pelos membros, tema complexo e que pode ser visto de inúmeras formas.

Através de análise dos versos que compõem a música, bem como do vídeo que a acompanha, o público pode captar vários elementos da mensagem que está sendo transmitida por Ashton, Calum, Luke e Michael. Com base nas informações já reveladas, vamos discutir o conceito por trás do lead single do “5SOS4” (título provisório para o novo álbum).

O clipe se inicia com cenas em que a presença de água é muito marcante, tanto por conta dos visuais exibidos quanto pelo significado que ela carrega. Inserida em um espaço delimitado por uma espécie de “caixa transparente”, a banda demonstra esforço para se manter respirando, visto que qualquer movimento em falso fará com que eles afundem. Mesmo em uma situação considerada de risco, não há expressões faciais ou reações que transmitam medo ou insegurança.

Em seguida, quando os primeiros versos da faixa começam a ser cantados, somos apresentados a um novo cenário. Embora possua mais elementos, a caverna habitada por 5 Seconds Of Summer ainda mantém a mesma atmosfera da cena anterior. Dessa vez, Luke se torna o foco, assumindo os vocais enquanto está com os braços amarrados. Embora os demais membros tenham mais liberdade para se locomover, tudo indica que todos estão aprisionados. A canção, por sua vez, deixa essa dualidade à mostra: “É mais fácil ficar aqui? É mais fácil ir embora? / Eu não quero saber”.

View this post on Instagram

EASIER // OUT NOW

A post shared by 5 Seconds of Summer (@5sos) on

Com base em tais descrições, é possível desenvolver boa parte da trama exibida no vídeo, visto que todas as peças do quebra-cabeça se encaixam para deixar o tema da canção ainda mais visível.

A relativa ausência de expressões que indiquem dor ou sofrimento, mesmo em situações que envolvem perigo, representa as sensações boas que um indivíduo pode vivenciar, mesmo enquanto vive com uma pessoa que lhe faz mal na maior parte do tempo. É como se todos os riscos valessem a pena por conta dos raros momentos de felicidade vividos pelo casal.

O elemento água, que aparece dentro da “caixa transparente” em que os membros do 5SOS estão inseridos, indica a facilidade com a qual o relacionamento varia entre momentos extremamente prazerosos e situações de desconforto e angústia, causados por atritos que já fazem parte da rotina. A comprovação dessa situação está nos próprios versos da faixa: “Eu lhe amo tanto que acabo lhe odiando / Neste momento, é muito difícil dizer que a culpa é sua / Porque você é muito bonita” ou “Temos mesmo que fazer isso agora? / Aqui, com todos os nossos amigos por perto / Pela manhã, podemos resolver isso”.

Repleta de velas acesas, a caverna em que Ashton, Calum, Luke e Michael se encontram pode ser vista como o coração de uma pessoa imersa nesse tipo abusivo de relação. A iluminação precária reforça a ideia de que, mesmo diante das incontáveis frustrações amorosas, ainda há a esperança de que a relação com o par romântico da banda dê certo. A música contextualiza esse conceito em trechos como: “Toda vez que você me diz que vai embora / É quando você consegue o melhor de mim / Você sabe que precisamos disso como o ar que respiramos”.

Por si só, o local onde eles se encontram já diz muito a respeito da situação descrita na música, pois a caverna é um fator que limita muito a forma como enxergamos tudo que está além dela. Se continuarem ali, será quase impossível que os integrantes da banda percebam o quão prejudicial é o relacionamento que eles insistem em manter de pé. Enquanto isso, versos como “Mas eu sei que nunca irei mudar / E você sabe que sempre permanecerá dessa forma” deixam clara a estagnação na qual estão envolvidos.

Entretanto, o interesse romântico do 5SOS é visto como um elemento que rompe com todas as características de rendição expostas até aqui. Por diversas vezes, podemos ver essa misteriosa mulher dançando ao som da música, no interior da caverna, em cenas que escancaram o poder que ela possui sobre seus parceiros. Enquanto quatro homens arriscam suas próprias vidas, lá está o amor da vida deles, agindo de acordo com a própria vontade, sem se preocupar com o sofrimento carregado no coração de cada um deles. Em poucas palavras, ela faz deles “gato e sapato”.

View this post on Instagram

EASIER // 05/23/2019

A post shared by 5 Seconds of Summer (@5sos) on

De maneira mais sutil, uma terceira situação é construída no decorrer do vídeo, ganhando mais intensidade conforme caminhamos para o desfecho da história. Ao que tudo indica, a solução encontrada pelos membros do 5 Seconds Of Summer envolve um sacrifício bem grande.

A simbologia é forte, porém simples: para se verem livres desse relacionamento tóxico, decidem caminhar em direção ao fim de um corredor, enquanto retratos de cada um deles queimam por completo. Isso significa que o fim da relação também representa a morte de uma versão dos quatro integrantes que está sendo deixada no passado. Com isso, infinitas possibilidades são abertas para o futuro da banda.

Para o público, a curiosidade e as expectativas só aumentem. O que virá a seguir?