"DOWNTOWN": há um ano, Anitta quebrava muros brasileiros e invadia a América Latina sem pedir licença com seu parceiro J Balvin

Parece que foi ontem, né?

Nesta mesma data, em  2017, Anitta lançava o terceiro videoclipe do projeto “CheckMate”, “Downtown” e com certeza seu maior sucesso mundial até o momento. A canção que teve sua colaboração oficializada com o colombiano J Balvin se tornou o maior destaque do projeto que divulgou uma música e videoclipe por mês durante quatro meses.

“Downtown” foi a segunda canção de Anitta que mirou o cenário latino, sendo “Paradinha” a primeira faixa. Produzida por Sky Rompiendo, “Downtown” se tornou a primeira faixa da história de uma artista brasileira a figurar o top 20 do chart global da maior rede de stream musical da atualidade, o Spotify. Na mesma semana, o mundo deslumbrou Anitta ser propaganda principal do Spotify na Avenida da Times Square, nos Estados Unidos, tornando-se a primeira musicista brasileira da história a ter sua imagem exibida. nos telões de uma das ruas mais famosas dos EUA.

Divulgação/Reprodução: Internet

 

No dia 25 de novembro, a canção figurou na 39º posição das faixas mais ouvidas do mundo, ultrapassando nomes poderosos da industria musical como Justin Bieber e Shakira. Além do Brasil, “Downtown” foi destaque em países como Colômbia, Uruguai, Portugal, Bolívia e Espanha. Poucos dias mais tarde, a música de Anitta e Balvin já ocupava a 29º posição do mesmo chart, classificando a dupla no Top 30 Global Charts do Spotify.

Ainda com uma semana de lançamento, Anitta entrou na lista de “artistas em ascensão” da Billboard, a “Emerging Artists”, que leva em consideração vendas físicas e digitais, streamings, execuções em rádios e também engajamento nas redes sociais, na ocasião, Anitta figurou no 41º lugar.

No Brasil, a faixa voou diretamente para o topo da Billboard Hot Pop Songs e também da Monitor Latino, chart do Paraguai. Em países como Colômbia, Costa Rica, Espanha, Honduras, Portugal, Republica Dominicana e Uruguai, a canção atingiu o top 10, além de um top 15 na Billboard Latin Songs dos Estados Unidos.

Quase um mês após o lançamento de seu clipe oficial, que atualmente conta com mais de 330 milhões de visualizações, Lele Pons, associada com a Shots Studios, empresa que também gerencia a carreira da atriz e apresentadora, lançava o video lyric de “Downtown”, que potencializou ainda mais o desempenho da canção dentro dos Estados Unidos, totalizando atualmente mais de 250 milhões de views. Somando os lançamentos, a “Downtown” já passa das 500 milhões de exibições apenas no YouTube.

Como parte da divulgação em terras estrangeiras, Anitta contou com a presença de J Balvin nas premiações do “Premio Lo Nuestro” nos Estados Unidos e no MTV MIAW 2018.

1 ano após a série de feitos, Anitta nos presenteou com o “Solo”, EP que traz canções em português, inglês e espanhol e é com “Veneno” que Anitta começa apresentar mais um vez indícios de febre internacional. Com pouco mais de 1 semana, o videoclipe da faixa já ultrapassou as 25 milhões de visualizações.

“Downtown” passou bem o bastão?