DOSSIÊ DO #R9: confira tudo o que sabemos sobre o novo álbum de Rihanna até agora

[SPOILER] Não deve demorar muito para que o sucessor do “ANTI” veja a luz do dia!

Rihanna esteve bem ocupada nos últimos tempos, gerenciando e modelando seus múltiplos negócios de maquiagem e moda. Enquanto isso, o hiato na música tem sido a segunda temporada de uma série dramática para a Navy.

Desde que lançou o “Unapologetic”, em 2012, encerrando seu contrato com a Def Jam Recordings, Rihanna viu-se livre da pressão mercadológica e não mais se preocupou com a instantaneidade de entregar um novo álbum. Aqui estamos, novamente, ansiosos pelo retorno da caribenha que tem um jeito “bem ela mesma” de lidar com a pressão de seu fandom.

Há mais de um ano, vem surgindo boatos acerca do nono álbum de estúdio de Rihanna e, mesmo somados ao que a própria cantora já confirmou, não é muita coisa. Mesmo assim, o site Genius resolveu unir todas as informações para tentar controlar a ansiedade dos fãs.

Título e data de lançamento

Ainda não se sabe a data de lançamento do disco, entretanto, no final do ano passado, Rihanna respondeu uma fã, em seu Instagram, confirmando o projeto para 2019. Bom, já estamos na metade dele, então não deve demorar tanto assim para que Riri solte algo. Ao menos uma música deve ser lançada até o dezembro deste ano, para abrir os projetos do disco.

O título também não foi confirmado, a não ser que a recente entrevista de Rihanna para a T Magazine seja considerada. Questionada sobre o título do novo álbum, Rihanna respondeu que seus fãs vem “assombrando-a” com o nome “R9” nas mídias sociais. Por essa razão, seria difícil aceitar outro nome senão “R9”, já impresso em sua mente. Será? 

É comum, entre os fandoms, apelidar novos álbuns com a inicial do nome do ídolo mais o número de ordenação daquele álbum na discografia do artista. O girlgroup britânico Little Mix lançou o “LM5” baseado na mesma justificativa. Será mesmo que Rihanna vai chamar o #R9 de “R9” ou terá sido apenas uma resposta superficial para despistar a Navy?

Produtores e compositores

Muito já se falou na mídia sobre possíveis colaboradores do novo disco de Rihanna. Em uma matéria da Rolling Stone americana, em julho de 2018, foram mencionados alguns produtores como Supa Dups , R. City , Ricky Blaze, TJ Records , BEAM , Skrillex , Boi-1da e Di Genius.

Um dos parágrafos da reportagem dizia que “todo artista, todo produtor, todo compositor jamaicano estaria trabalhando no álbum de Rihanna”, segundo uma fonte anônima. Artistas como Chronixx e Kranium também foram citados como potenciais compositores, incluindo The-Dream, colaborador de longa data de Riri, que já havia mencionado seu envolvimento em “algo novo” para a cantora.

Além disso, mais recentemente, o rapper Haiti Babii concedeu entrevista ao canal de TV americano BET dizendo que apresentou a cantora e compositora jamaicana Koffee para Rihanna, dizendo que “elas precisavam, definitivamente, colaborar”.

https://www.instagram.com/p/BvAGcK7noev/

O processo de gravação

A notícia mais concreta, dada pela própria Rihanna, é que ela já reservou um tempo especialmente para dedicar-se à gravação do álbum novo, no próximo mês. A informação foi publicada recentemente pela revista Interview, em uma entrevista guiada pela atriz e amiga de Rihanna, Sarah Paulson.

O restante trata-se apenas de rumores, sendo que alguns deles já foram desmentidos. Esse é o caso do furo fake dado pelo jornal The Mirror, que causou buzz na mídia ao afirmar que Rihanna havia alugado uma ilha, próxima à Londres, para gravar o disco. Os representantes da ilha negaram a história.

Já a revista Rolling Stone chegou a mencionar que Rihanna pudesse estar trabalhando em dois álbuns distintos. Um seria mais pop e o outro voltado para o reggae e o dancehall. Para a revista T, Rihanna confirmou que está trabalhando com os gêneros mais caribenhos, entretanto não disse nada sobre mais de um álbum.

Agora, o que nos resta é esperar o retorno do cristal de Barbados.