Em entrevista à GQ Magazine para comentar sua carreira, James Cameron recordou seus tempos de ‘Titanic’ e acabou por revelar que o processo de audição de Leonardo DiCaprio para o papel não foi tão fácil assim.
À publicação, o diretor vencedor do Oscar conta que, inicialmente, ele se recusou a fazer o teste de câmera com Kate Winslet para interpretar o protagonista masculino da superprodução, então Cameron disse a ele, que não ficaria com o papel se não fizesse o teste.
Segundo ele, o jovem DiCaprio, que já era uma promessa em Hollywood nessa época, ficou chocado. James Cameron detalhou que essa era a segunda reunião que tinha com o ator e que ele não sabia que iria fazer o teste:
“Houve uma reunião com Leo, então houve um teste de câmera com Leo. A reunião foi engraçada porque estava sentado em uma sala de conferência, esperando para encontrar um ator. Então olhei ao redor e todas as mulheres do escritório estavam na reunião. Todas elas queriam conhecer Leo. Foi histérico.”
O ator, por um lado, teria “encantado a todos” durante essa primeira reunião, mas o teste real foi mais tumultuado. Na época, Cameron organizou para que ele fizesse um teste de câmera com Kate Winslet, que já estava escalada para o papel de Rose. O problema: DiCaprio não sabia que faria um teste.
“Ele voltou alguns dias depois e eu tinha a câmera pronta para gravar. Ele não sabia que faria um teste, ele pensou que seria outra reunião para conhecer Kate. Então eu disse ‘Okay, nós apenas vamos para outra sala, vamos ler algumas falas e eu vou gravar’. E ele disse: “Você quer dizer, estou fazendo o teste?’. Eu disse ‘Sim’ e ele ‘Ah, eu não faço teste.’ Então bati na mão dele e falei ‘Obrigado por ter vindo’.”
O diretor estava pronto para desistir de DiCaprio neste momento, mas o ator voltou e disse “Espera, espera, espera. Se eu não fizer o teste, não consigo o papel? Simples assim?”, então Cameron confirmou que era isso mesmo: “Vamos lá, esse é um filme gigante que vai tomar dois anos da minha vida e você vai fazer outras cinco coisas enquanto eu estou pós-produzindo. Eu não vou estragar tudo tomando uma decisão errada no elenco. Então, você vai fazer o teste ou não vai conseguir o papel”.
James Cameron detalhou que DiCaprio topou no fim das contas e, apesar de cada gama nele ser totalmente negativa, no momento em que começou a gravar “ele se transformou em Jack”: “Kate se iluminou e eles interpretaram a cena. Nuvens escuras se abriram, um raio de sol desceu e iluminou Jack e eu disse “Tudo bem. Ele é o cara certo”.
O resto é história. A química entre Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, verificada naquele teste, levou ‘Titanic’ a se tornar uma das maiores bilheterias de todos os tempos do cinema, além de ter transformado o filme em um novo clássico.