De ‘I’ll be watching you’ para ‘I’ll be paying you’.
Nesta quarta-feira, 5, o rapper Diddy comentou no Twitter que desembolsa 5.000 dólares por dia, ou seja, R$25.000,00 na cotação atual da moeda, para usar o sample da faixa clássica do The Police, ‘Every Breath You Take’.
Para aqueles que estão fazendo as contas, trata-se de um total 1.825 milhões de dólares por ano – cerca de 9 milhões de reais no valor convertido para real.
Este não é um acordo comum sobre o uso de direitos autorais no mercado americano. A quantia é desembolsada neste formado pelo fato de Diddy não ter pedido permissão prévia do The Police de Sting para usar o hit clássico dos anos 80 em sua canção, ‘I’ll Be Missing You’.
A revelação foi feita pelo rapper agora em resposta a um vídeo resgatado de 2018, onde, durante uma entrevista ao The Breakfast Club, Sting foi questionado se era verdadeiro o rumor de que o artista o pagava diariamente pelo uso do sample.
“É verdade que Diddy teve que pagar a você dois mil por dia porque não tinha permissão para samplear ‘Every Breath You Take’?”, perguntou o apresentador, ao que Sting respondeu: “Sim, pelo resto da vida dele”.
Em seu tweet recente, Diddy corrigiu a quantia, afirmando que se trata de 5.000 dólares por dia. Porém, não há ressentimentos por conta disso, aparentemente, pois o rapper marcou Sting e frisou: “Amo meu irmão, Sting”. Em 2018, o cantor também comentou que “eles eram bons amigos”, depois de tudo.
A faixa em que ‘Every Breath You Take’ é sampleada, ‘I’ll Be Missing You’, foi escrita em homenagem ao amigo de Diddy, o rapper Notorious B.I.G., depois de sua morte, em 1997.
A canção debutou em primeiro lugar na Billboard Hot 100 e permaneceu no topo da parada por 11 semanas, enquanto permaneceu por 33 semanas não consecutivas entre as 100 mais vendidas dos Estados Unidos. Em 1983, a canção do The Police também estreou em primeiro lugar na Hot 100 e permaneceu no topo por oito semanas.