J. K. Rowling está consistentemente colocando uma nuvem escura sobre a amada franquia ‘Harry Potter’ ao compartilhar sem solicitação, praticamente em modo de campanha, suas opiniões transfóbicas com o mundo.
Porém, o próprio Harry Potter a.k.a Daniel Radcliffe quer que os fãs saibam que a autora não fala por todos os envolvidos na franquia.
Em nova entrevista ao Indiewire, o ator reforçou seu posicionamento contra a transfobia de Rowling, especialmente, em apoio a todos os fãs da saga, que se identificam como LGBTQIA+.
Em 2020, Daniel Radcliffe deu o primeiro passo para se distanciar da imagem preconceituosa disseminada por Rowling ao compartilhar uma carta aberta a instituição LGBTQIA+, The Trevor Project, onde declara em termos simples que “mulheres transgêneros são mulheres”.
Na época, ele ainda explicou a declaração dizendo que a decisão não deveria ser encarada como uma briga entre ele e J.K. Rowling, para que o foco não fosse retirado da necessidade de promover ações a fim de reduzir os danos aos mais vulneráveis da comunidade; bem como, se tratava mais de um pedido de desculpas aos fãs do bruxo, pois a experiência com os livros tinha sido “manchada ou diminuída”.
Ao IndieWire, ele comentou que a motivação em torno da carta se deu pelo fato de que, ao longo dos anos, conheceu muitos fãs LGBTQIA+, que se identificavam muito com o viés de defesa de minorias dentro da história e ficaram decepcionados com as opiniões da autora:
“A razão por eu sentir que deveria dizer alguma coisa, quando eu disse, foi porque, particularmente, desde que finalizei ‘Potter’, encontrei muitas crianças queer e trans, além de pessoas jovens, que tinham muita identificação com ‘Potter’ neste sentido. Então, ao vê-las machucadas naquele dia, eu estava tipo… Eu queria que elas soubessem quem nem todo mundo da franquia se sentia daquela forma [sobre pessoas trans]. E isso foi realmente importante”.
Ainda, Daniel acrescentou que trabalha com o Trevor Project há dez anos, de forma que “não seria capaz de se olhar no espelho sabendo que não disse nada”.
Apesar de conhecer J.K. Rowling bastante bem ao longo dos anos, depois de crescer nos bastidores de ‘Harry Potter’, após oito filmes, nem mesmo ele compreende porque a autora continua a arruinar sua reputação e, consequentemente, da saga: “Não cabe a mim tentar adivinhar o que se passa na cabeça de outra pessoa”.
O projeto mais recente de Daniel Radcliffe é a comédia biográfica ‘Weird: The Al Yankovic Story’, do diretor Eric Appel.