As artes sempre estiveram em voga para Valéria Borges. Aos 54 anos e com formação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior, Valéria possui um currículo extenso. Dentre os destaques estão, entre outros, sua atuação na área administrativa e jurídica da Itaipu Binacional.
Fundadora do projeto UTIL – Universidade da Terceira Idade da Lapa, onde atua na coordenação, é ainda presidente da Associação Literária Lapeana reativada em 2004, e produtora do podcast “Vozes da Cidade”, recebendo convidados e realizando entrevistas sobre histórias de vida e histórias pitorescas.
Com as mais diversas atividades, Valéria faz da arte sua paixão. Na internet, a escritora se destaca em sua quantidade de atividades. Desde 2021 possui um perfil ativo no aplicativo TikTok, além de dedicar vídeos exclusivos ao seu canal no YouTube, onde fala sobre literatura, história e de fatos hilários e tragicômicos ocorridos desde a infância.
Apaixonada por ler e escrever sobre cultura no geral, Valéria, com apenas 10 anos de idade, conquistou o terceiro lugar no concurso de redação nacional com a redação “Minha vida mudou”.
É colecionadora de premiações importantes como Prêmio Brasil Tourist em 2011; “Mães que fazem história” em 2012; Troféu Solidariedade – pelos projetos Sociais do Instituto Borges da Silveira em 2008.
Valéria atua por meio da “Santa Bárbara Produções” na realização de eventos como o Festival de Cinema da Lapa (Pr) – com a décima quarta edição marcada para 2023 – e o Encontro de Veículos Antigos Lapa desde 2005.