Conheça 10 curiosidades sobre o MTV Video Music Awards

Hoje (30), acontece o “VMA”, uma premiação criada para premiar os videoclipes e artistas do meio musical mais popular do último ano até o momento. O MTV Video Music Awards, ocorre desde 1984 e durante sua cerimônia acontece diversas performances de músicos e grupos ao vivo.

A edição do VMA desse ano, acontece pela primeira vez sem público, por conta da pandemia do novo coronavírus

Para entrar no clima, separamos dez curiosidades sobre a premiação. Confira:

1. O prêmio Vídeo Music Award foi criado em 1984 pelo canal MTV para contemplar os melhores videoclipes do ano.

2. Os ganhadores recebem o troféu Astronauta de Prata. Ele tem o formato de um dos primeiros símbolos da emissora.

3. Diversas filiais da MTV promovem premiações similares em seus países. Há uma edição no Japão, na Austrália e na Europa. Desde 1995, a MTV nacional realiza o Vídeo Music Brasil.

4. Os atores Dan Akroyd e Bette Midler foram os primeiros a apresentar a noite de entrega dos troféus. Naquele ano, o grupo The Cars levou o prêmio de melhor clipe, com a música You Might Think.

5. Acontece muita coisa nos bastidores da premiação. Courtney Love, por exemplo, perguntou em 1993 a Axel Rose, do Guns ’n Roses, se ele queria ser o padrinho de seu filho com Kurt Cobain. Axel virou para Cobain e disse que se ele não fizesse “sua prostituta” se calar, lhe encheria de porrada. O líder do Nirvana não titubeou. Dirigiu-se a Love, mandando um sonoro “Cala a boca, sua p…!”.

6. Em 2000, o Limp Bizkit foi escolhido a banda de rock do ano. O baixista do Rage Against The Machine, Tim Commerford, não gostou nada de saber que seu grupo havia perdido, e escalou um dos cenários em sinal de protesto. Acabou sendo levado para a cadeia.

7. A MTV resolveu prestar uma homenagem para Michael Jackson em 2002. Durante a entrega dos troféus, ofereceu ao popstar um bolo por seu aniversário de 44 anos. Jackson entendeu tudo errado. Agradeceu em seu discurso ter sido coroado o “artista do milênio”.

8. Outro momento polêmico da festa foi o beijo na boca dado por Madonna e Britney Spears na entrega do VMA de 2003. Ele ocorreu durante a interpretação da música Like a Virgin, um sucesso de Madonna. Também estava no palco – e foi igualmente beijada por Madonna – a cantora Christina Aguilera.

9. Maddona é recordista em número de prêmios no VMA. Ela já ganhou 20 troféus ao longo de sua carreira.

10. No VMA de 1992, Kurt Cobain cuspiu no piano de Elton John, pensando que pertencia a Axl Rose, com quem o roqueiro tinha se estranhado nos bastidores.