Desde meados da década passada, a era digital da comercialização de singles e álbuns revolucionou o mercado. Mesmo com a grande pirataria, a indústria ainda conquista seu espaço em meio a também fontes alternativas de audição de projetos fonográficos, como os serviços de streaming, em que os usuários podem ouvir faixas recentes e antigas em serviços pagos e onlines.
A RIAA, que cuida da certificação de singles nos Estados Unidos, adicionou em sua política de contagem esses aplicativos que permitem os usuários ouvirem suas canções prediletas sem ter que comprar ou baixar ilegalmente essas canções. E ainda hoje (3) foi compartilhado de forma atualizada a lista de artistas que mais tiveram seus trabalhos vendidos e ouvidos nessas plataformas (vendas +streaming) nos Estados Unidos.
.@RIAA‘s Top Digital Singles Acts: #1 @rihanna 102m | #2 @taylorswift13 96.5m | #3 @katyperry 83.5m | #4 @ladygaga 59m | #5 @kanyewest 48m.
— Chart News (@chartnews) 3 de março de 2016
Rihanna é a campeã, com cerca mais de 100 milhões, seguida de Taylor Swift com 96,5 milhões. Katy Perry fica em terceiro com 83,5 milhões, Lady Gaga com 59 milhões e Kanye West que fecha o Top 5 com 48 milhões. Atualmente, Rihanna também se encontra no topo da parada mais importante da “Hot 100” com “Work”, sua colaboração com o rapper canadense Drake. Música está presente no álbum “ANTI”, lançado em janeiro, e é promovida como o carro-chefe do oitavo trabalho de estúdio dela.