Como criar uma Estratégia de Marketing no Twitter para sua marca

Todos os dias, milhões de compras são realizadas ao redor de todo o mundo por meio das mais famosas plataformas digitais. Assim, é muito comum que empreendedores desejam conquistar espaço e fazer com que sua marca seja reconhecida para aumentar suas vendas.

Desta maneira, várias ferramentas surgiram para auxiliar esses empreendedores a conquistarem seu espaço nas mídias e mercados digitais como a Subsly, serviço para compra de seguidores no Twitter que possibilita aumentar seu engajamento em redes sociais.

Mas antes de se falar em engajamento ou conquista de fama, um passo mais importante que precisa ser tomado é a elaboração de uma boa estratégia de marketing, que possibilita que sua marca cresça de maneira próspera e saudável nas mídias sociais.

Abaixo você poderá verificar uma série de dicas sobre como elaborar uma estratégia efetiva de marketing digital para fazer com que sua marca alcance o sucesso.

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Dicas para criar uma estratégia eficaz de marketing no Twitter

  1. Diferença entre Estratégia de Marketing e Plano de Marketing

Primeiramente, é necessário entender que, apesar de muitas pessoas usarem as palavras “plano” e “estratégia” como sinônimos, elas possuem significados totalmente diferentes. E é claro que no marketing não poderia ser diferente.

De forma bem resumida, a Estratégia de Marketing é o que uma empresa deseja alcançar como objetivo e metas, consistindo em métodos a longo e médio prazo através do qual a empresa se comportará. Vale ressaltar também que esta não sofre constantes alterações, exatamente por ser de médio e longo prazo.

Já o Plano de Marketing, por sua vez, é tudo aquilo o que você fará para conseguir alcançar as metas e objetivos dessa empresa, ele pode mudar anualmente, dependendo das flutuações das redes sociais e consiste basicamente em uma lista de iniciativas a serem tomadas.

  1. Observe qual será seu objetivo

Uma vez que você compreende essa diferenciação, o primeiro degrau é saber onde se quer chegar. Analise e tenha em mente os objetivos gerais de negócios, para que depois você escolha um determinado conjunto de objetivos de marketing para apoiá-los.

Como objetivos de negócios, você pode tomar como exemplo o aumento de seu engajamento, um alcance maior de seus produtos e um acréscimo nas vendas de seus produtos.

  1. Defina qual será seu objetivo de marketing

Assim que você estabelecer com precisão onde gostaria de chegar, o próximo passo é saber como chegar lá. Para isso, você pode focar em um conjunto específico de metas que podem te levar aonde você deseja.

Um método comumente utilizado nesses casos é o SMART, que consiste basicamente em:

  • Específico – o que você deseja claramente alcançar
  • Mensurável – possibilidade de acompanhamento na progressão de suas metas
  • Atingível – precisa estar dentro da sua capacidade e de seu orçamento
  • Relevante – a meta deve ser relevante por igual para todos os envolvidos
  • Temporal – o prazo para a realização da meta

Desse modo, vale ressaltar a importância de se garantir a praticidade da estratégia, ou seja, é importante se atentar ao fato de que ela deve ser capaz de se encaixar em qualquer situação e que não deverá ser alterada após concluída.

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  1. Conte sempre com o apoio das ferramentas específicas da plataforma

Não é segredo que o Twitter for Business contém várias dicas excelentes para te ajudar a alcançar o sucesso de sua marca, por isso, sempre vale a pena dar uma olhada nas novidades que a plataforma tem a oferecer.

Uma das maiores aplicações dessa dica é verificar a possibilidade de contar com a publicação de anúncios, pelos quais você terá a chance de ampliar os horizontes de sua empresa de forma a divulgar seu conteúdo e sua marca.

Além disso, o alcance conquistado com a utilização desse tipo de ferramenta é muito forte, o que certamente vai gerar muitos resultados positivos para sua empresa.

  1. Elabore uma pesquisa de mercado

Uma boa pesquisa sobre sua área é crucial para a elaboração de uma boa estratégia de marketing. Reúna informações gerais, como tamanho, crescimento, tendências sociais e demográficas e o interesse social dos produtos e serviços que você tem a oferecer.

Manter a atenção no mercado é crucial para compreender as mudanças ao longo do tempo e garantir que sua estratégia permaneça relevante e direcionada, além disso, isso ajuda a entender qual seu público-alvo e o que fazer para ganhar sua atenção.

Isso pode parecer assustador a princípio, ainda mais quando você inicia uma empresa e é inexperiente nesse assunto, mas saiba que existem plataformas dedicadas ao estudo e divulgação de estatísticas de redes sociais, como a Statista.

  1. Defina qual será seu público-alvo

Ainda tratando do assunto de pesquisa de mercado, nesse momento o mais importante é saber para quem você divulgará sua marca, pois assim poderá ter certeza de que direcionará seu conteúdo para esses usuários.

Além do mais, uma vez que você estabeleça para quem deverá direcionar sua divulgação, é interessante adaptar seu conteúdo de modo que ele seja cabível aos olhos de seu público.

Por exemplo, se você deseja atingir um público mais velho, a utilização de gírias e das tendências do momento pode não ser a melhor opção, uma vez que esse tipo de conteúdo é mais visualizado pelo público jovem.

  1. Identifique quais são os seus pontos mais fortes e mais fracos

A identificação dos pontos fracos é o primeiro passo para você conseguir resolver um problema. Por exemplo, você oferta um produto de alta qualidade, mas ele não possui um recurso específico que os outros concorrentes têm. Sua estratégia de marketing deve se concentrar na busca por recursos que sejam superiores aos seus concorrentes.

Os pontos fortes da sua empresa também devem ser mapeados. Com eles, você sustenta seus argumentos de venda, persuadindo o público a escolher sua marca em vez da concorrência.

  1. Estabeleça um orçamento

Infelizmente, é muito difícil hoje em dia chegar a algum lugar sem a necessidade de um investimento prévio. Por conta disso, é interessante estabelecer qual será o orçamento gasto com marketing e com a divulgação.

Muitos empreendedores acreditam que o marketing pode ser considerado uma despesa ou até mesmo um luxo para a empresa.

No entanto, é preciso imaginar o marketing como um investimento no futuro do seu negócio. Se você pagar por uma campanha publicitária ou criação de conteúdo agora, seu investimento poderá ser pago de volta (com juros) no futuro, uma vez que a imagem de sua marca crescerá junto com sua empresa.

Como afirma o velho ditado: “quem não é visto, não é lembrado”. Ou seja, não adianta você apenas focar em apresentar um produto ou serviço de qualidade se ninguém lembrar de você, desta forma, entenda que a publicidade não é uma despesa, mas sim um investimento.

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  1. Tenha certeza de que o conteúdo pode ser facilmente compartilhado

Outra dica muito interessante é garantir que seu conteúdo é de fato compartilhável. Ele possui um título bacana, imagens atrativas e um assunto que é relevante para uma rede social como o Twitter?

Pense que apesar de o conteúdo ser incrivelmente complexo e importante (como um artigo científico produzido por um PhD. em Física Quântica), nem sempre ele será o ideal para as redes sociais.

As pessoas estão em busca de informações de fácil “digestão”, que são mais tranquilas de ler ou prendem a atenção.

Em 2020, estudos demonstraram uma forte tendência ao crescimento de mídias digitais em formato de vídeo, de forma que mais de 80% dos usuários das redes sociais costumam permanecer mais em aplicativos que apresentam vídeos e 92% dos usuários de dispositivos móveis compartilham vídeos com outras pessoas.

Portanto, há muitos motivos para que você explore esse tipo de divulgação, pois além da possibilidade de personalização dos vídeos, você ainda pode direcioná-los a seu público-alvo, de forma a agradá-lo ainda mais.

  1. Mantenha seu perfil sempre ativo

Outra parte fundamental da elaboração de uma estratégia de marketing é a constância. Publicar diversos conteúdos e em formatos diferentes é uma das formas mais eficientes para garantir o bom engajamento da sua marca, de modo que ela sempre vá aparecer para aqueles que te seguem com novidades ou atualizações.

Relembrando o ditado, “quem não é visto, não é lembrado”, e isso se aplica perfeitamente nessa dica, isso porque, caso seu perfil desapareça repentinamente, seus seguidores podem acabar esquecendo de você.

Resumindo, suas postagens precisam condizer com o que o público de seu perfil deseja receber, de modo que despertem o interesse e a curiosidade daqueles que estão sendo expostos a ela.

Um ponto crucial dessa estratégia é montar uma forma de reflexão sobre a importância do assunto abordado, de forma que o resultado seja a publicação de um material acessível ao seu público.

Para te ajudar, aqui vai uma ótima ideia para ser seguida: comente sobre algumas fortes tendências do Twitter. Ao fazer isso, por exemplo, vários usuários garantem destaque e atraem pessoas interessadas pelo assunto, o que aumenta seu engajamento.

  1. Sempre utilize hashtags

Enfim, aqui vai mais uma dica que pode ser a peça-chave em sua estratégia: a utilização de hashtags.

Por incrível que pareça, o uso de hashtags gera bastante visibilidade, pois possibilita que grande parte das pessoas interessadas no assunto tenham fácil acesso ao conteúdo, o que gera mais engajamento para seu tuíte.

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