Na dramaturgia desde 1994 e com várias obras memoráveis da televisão brasileira no currículo, como os sucessos da Globo “Duas Caras”, “O Profeta” e “O Clone”, Dalton Vigh definitivamente é um veterano do meio artístico.
O ator, que deu o pontapé inicial em sua carreira com duas obras em emissoras diferentes, estrelando “Tocaia Grande”, da extinta Rede Manchete, e “Pérola Negra”, do SBT, revelou ter um sentimento de nostalgia em relação às obras que marcaram o começo de sua jornada: “Eu adoraria poder rever meu primeiro trabalho em novelas, como ‘Tocaia Grande’, por puro saudosismo. ‘Pérola Negra’ também seria muito legal que fosse reprisada porque eu me divertia muito com o Tomás”.
Ainda sobre boas memórias, mas agora num trabalho bem mais recente, de 2016, Dalton entregou ter carinho bastante especial por “Liberdade, Liberdade”, novela de época da TV Globo. Com argumento de Márcia Prates e inspirada no livro Joaquina, Filha do Tiradentes, de Maria José de Queiroz, a trama tinha como pano de fundo o período da Inconfidência Mineira, no século XVIII, em Vila Rica. Seu ponto de partida é o enforcamento de Tiradentes, quando sua filha, Joaquina (Andrea Horta), que também teve a mãe assassinada, é amparada pelo minerador Raposo (Dalton), que a leva para Portugal e se alia à Coroa para protegê-la.
Na pele do homem correto e valente que comoveu a todos os telespectadores com seu amor incondicional pela filha de criação, Dalton também dividiu de que formas esse trabalho o marcou.
“Foi um trabalho que, com certeza, eu vou lembrar para sempre. Foi o mais puxado, também. O Raposo não foi difícil de fazer, mas foi trabalhoso. Tenho uma sensação de dever cumprido, algo tipo ‘fui lá e marquei meus gols’. O Raposo me deu a possibilidade de me aventurar no que mais se aproximava do gênero ‘western’, que marcou muito a minha infância”, relembra o ator.
Apesar do saudosismo, o futuro do ator é igualmente empolgante! Além já ter iniciado as gravações de uma nova obra do streaming, que ainda tem seus detalhes mantidos sob sigilo, Dalton se prepara para repetir o sucesso da sua interpretação de Otto Pendleton em “As Aventuras de Poliana – O Filme”, novo longa nacional produzido pela Panorâmica, em coprodução com o SBT e distribuição da Warner Bros. Pictures.