Rihanna fez um “quase” retorno orgulhoso no palco do show do intervalo do Super Bowl neste domingo, dia 12, onde apareceu em sua primeira performance solo em quase sete anos.
Entregando um setlist cheio de sucessos enquanto preenchia o campo de futebol no Arizona com dezenas de dançarinos e explorava um palco moderno com plataformas flutuantes e jogos de câmeras, Rihanna cantou queridinhas como ‘Diamonds’, ‘Work’, ‘Only Girl’ e mais.
E, é claro, que o efeito nas plataformas de stream seria esmagador. Ainda que o público só tenha as “antigas da Rihanna” para ouvir, visto que seu último álbum, ‘ANTI’, foi lançado em 2016, é como se o Super Bowl repentinamente fizesse com que todos quisessem relembrar seus hinos ao mesmo tempo.
Desde que Rihanna foi anunciada como a atração do Halftime Show de 2023, tradicional na final do campeonato de futebol americano, mas este ano patrocinado pela primeira vez pela Apple, três de suas canções – ‘Umbrella’, ‘We Found Love’ e ‘Love on the Brain’ – chegaram à casa do bilhão no Spotify.
Além disso, antecipando o hype sobre o show, nos dias anteriores ao evento, a própria plataforma começou a promover a playlist ‘This is Rihanna’, que agrega os maiores hits da cantora.
Com isso, o resultado não poderia ser outro. De acordo com a revista Variety, dados do serviço de streaming indicam que os streams das canções de Rihanna, apenas nos Estados Unidos, tiveram uma alta de 640%, observando os números de 5 a 12 de fevereiro.
A música de abertura, é claro, sobressaiu entre os ouvintes. A já clássica, ‘Bitch Better Have My Money’, de 2015, apresentou um crescimento de 2.600% no Spotify. Outras faixas também voltaram a cair no gosto do público, como ‘Diamonds’, com 1.400% a mais; e ‘We Found Love’, que cresceu 1.160%.
Porém, outra faixa que se sobressaiu no show, mas que foi trabalhada de outra forma também teve alta de plays. ‘Rude Boy’, que foi apresentada na versão do DJ brasileiro, Klean, de apenas 20 anos, levando um toque de funk a um dos eventos mais tradicionais dos Estados Unidos, cresceu 1.170% no Spotify americano.
Naturalmente, Riri viu seus números serem alavancados em outras plataformas também. De acordo com a Apple, os ouvintes da cantora na Apple Music ao redor do mundo tiveram crescimento de 331%; enquanto o Shazam, um aplicativo de reconhecimento de canções, notou que ‘We Found Love’ foi a música mais procurada na plataforma depois do Halftime Show.
Tudo isso, sem mencionar o pico de 119 milhões de pessoas, segundo a Fox, assistindo o intervalo de Rihanna após a audiência geral registrar 113 milhões de espectadores para o jogo em si.
Com isso, a cantora, de fato, fez história, entregando a maior audiência de todos os tempos do Halftime Show, à frente de Katy Perry, que detinha o recorde até então com um pico de 118.5 milhões de espectadores durante o show.