Nesta quinta-feira (6), o Breve Festival, que ocorre este mês em Belo Horizonte, anunciou através de seu perfil no Instagram diversas mudanças, não apenas na estrutura geral do evento, como também no lineup de artistas que estariam presentes.
Segundo postagem oficial, as mudanças foram feitas para atender pedidos do público sobre um festival mais confortável, onde fosse possível assistir a todos os shows sem a necessidade de grandes locomoções, rompendo com a estrutura padrão de festivais que conhecemos.
Quem acompanha ou frequenta festivais já está acostumado com a estrutura de vários palcos em um local amplo onde diversos artistas se apresentam ao mesmo tempo. No entanto, esse tipo de evento gera reclamações muito recorrentes sobre grandes artistas agendados para tocarem ao mesmo tempo – o que impossibilita o público de aproveitar todos os shows -, e até mesmo de acessibilidade, já que, normalmente, é preciso andar distâncias consideráveis entre os palcos, banheiros e pontos de apoio.
Nesta edição, o Breve contará com dois palcos: o Palco Breve, principal e localizado dentro do Estádio Mineirão, e o Palco Eletrônico, localizado no estacionamento do local. Serão 15 horas de festival sem sobreposição de artistas, ou seja, o público vai conseguir assistir a todas as performances em um mesmo lugar. Para que essas mudanças fossem realizadas, alguns artistas esperados pelo público acabaram sendo retirados do lineup por conta de conflitos nas agendas, são eles Luisa Sonza, Matuê e Priscilla Alcantara. A mudança foi mal recebida nas redes sociais pelos fãs dos artistas que esperavam ansiosos pelos shows.
O novo line conta como Joss Stone como headliner, além de grandes nomes como Ludmilla, que convida Tasha & Tracie, Alcione, Péricles, João Gomes convidando Don L e Gilsons, Planet Hemp, Black Alien convidando FBC, Tiga, Alceu Valença, Liniker, entre vários outros.