Nesta quarta-feira, dia 21, foi divulgada a pré-lista de indicações ao Oscar de algumas categorias, dentre elas de Melhor Documentário.
Entre os 15 pré-indicados, apenas o aclamado ‘Moonage Daydream’, que explora a jornada criativa de David Bowie como artista, dirigido por Brett Morgen; e ‘Hallelujah: Leonard Cohen, a Journey, a Song’, que serve como documentário biográfico do lendário Leonard Cohen, guiado pela canção clássica ‘Hallelujah’ e baseado no livro de 2012, ‘The Holy or the Broken’ (Alan Lights) se sobressaem.
No mais, documentários sobre outros temas e com foco bastante distante da música ganharam os membros votantes da Academia, mas isso não quer dizer que produções sobre músicos e a história da música no cenário estadunidense não ganharam vida.
De uma lista com 144 documentários elegíveis à estatueta, diversos projetos de peso sobre músicos falharam em passar pela peneira do Oscar.
É o caso de ‘The Day the Music Died’, que aborda a história da clássica canção ‘American Pie’ de Don McLean ante o cenário de mudanças dos Estados Unidos nos anos 60, produzido pelo Paramount+; de ‘FANNY: The Right to Rock’, sobre a banda feminina de rock, FANNY; o qual, além de depoimentos dos membros conta com participações de Cherie Currie das Runaways e Joe Elliot do Def Leppard; ‘Nothing Compares’, que traça a trajetória da turbulenta carreira de Sinéad O’Connor, voz de ‘Nothing Compares 2 U’, e ‘Killing Me Softly With His Songs’, um retrato sobre o compositor vencedor do Grammy, Charles Fox.
Ademais, ficaram para trás também: ‘Fiddler’s Journey to the Big Screen’, o qual aborda os bastidores do musical clássico, ‘Um Violinista no Telhado’ (1971), a ser levado do teatro para o cinema; ‘Jazz Fest: A New Orleans Story’, que detalha o festival anual que transborda a cultura musical da cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos; ‘Look at Me: XXXtentation’, do canal Hulu, o qual rememora a carreira conturbada do rapper, XXXtentacion, falecido 2018; e ‘Viva Maestro’, sobre a Orquestra Filarmônica de Los Angeles e seu diretor artístico, Gustavo Dudamel.
Não conseguiram chegar a pré-lista também os documentários da Apple TV+, ‘Louis Armstrong’s Black & Blues’, que aborda a carreira de um dos maiores nomes do jazz sob o contexto racial estadunidense; e ‘Selena Gomez: My Mind & Me’, sobre a luta da cantora por saúde mental em meio à fama avassaladora, alcançada ainda na adolescência. Apesar disso, a canção original de Selena Gomez, de mesmo nome, está entre as 15 pré-indicadas à categoria de Melhor Canção Original.
Apresentada por Jimmy Kimmel, a cerimônia do Oscar acontece em 12 de Março. Confira a lista completa dos pré-indicados a Melhor Documentário:
All That Breathes – HBO Documentary Films/Sideshow
All the Beauty and the Bloodshed – Neon
Bad Axe – IFC Films
Children of the Mist – Varan Vietnam/CAT& Docs
Descendant – Netflix
Fire of Love – National Geographic Documentary Films/Neon
Hallelujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song – Sony Pictures Classics
Hidden Letters – Cargo Film & Releasing
A House Made of Splinters – Madman Entertainment
The Janes – HBO Documentary Films
Last Flight Home – MTV Documentary Films
Moonage Daydream – Neon
Navalny – CNN/Warner Bros.
Retrograde – National Geographic FilmsThe Territory – National Geographic