Na semana passada, os músicos Suniel Fox e Henry Strange (Neil Fox Parakh e Shyhi Henry Hsaio), anunciaram que chegaram a um acordo com The Weeknd, sobre o processo movido contra o cantor em 2021, que reclamava o uso de plágio na canção ‘Call Out My Name’.
Através de um documento protocolado na última sexta-feira, 17, os advogados de Fox e Strange informaram ao Tribunal sobre o acordo, mas não revelaram os termos aos quais chegaram junto à equipe de Abel.
Segundo a Billboard, os documentos legais indicam que eles ainda estavam no processo de “formalizar, executar e consumar” o acordo. Os representantes de The Weeknd, no entanto, não se manifestaram sobre o assunto.
A faixa ‘Call Out My Name’, do EP ‘My Dear Melancholy’ de 2018, estreou em quarto lugar da Billboard Hot 100 e se tornou um dos maiores sucessos de The Weeknd. No momento, a canção conta com mais de 1.300 bilhões de streams no Spotify, além de, eventualmente, ter chegado à marca de 18 semanas na parada mais importante do mercado estadunidense.
Fox e Strange, por sua vez, que disseram ter trabalhado anteriormente com Drake, Kanye West e Lady Gaga, alegaram, em um processo formalizado em 2021, que The Weeknd e o compositor da faixa, Frank Dukes, roubaram “a sonoridade atmosférica e melancólica” da canção ‘Vibeking’, de autoria de ambos.
“Vibeking’ e ‘Call Out My Name’ contém material similar, quantitativa e qualitativamente, em suas guitarras principais e ganchos vocais , incluindo melodia, harmonia e elementos rítmicos pertencentes a ‘Vibeking’”, alegaram os advogados dos músicos.
Ainda, ao contrário de muitos autores de processos de plágio, Fox e Strange afirmaram que possuíam evidências sólidas de que The Weeknd realmente ouviu a música deles – um fator importante em qualquer processo desta espécie.
No processo, eles citaram emails supostamente enviados ao engenheiro de reprodução do cantor, que teria mostrado a música para o cantor e respondido: “Eu enviei aquela canção que você fez há algum tempo. Ele ouviu e gostou. Mas nada nunca aconteceu”, teria dito o profissional.
Em outro email mencionado pelos querelantes, o mesmo engenheiro do som teria dito: “Apenas vou dizer [a The Weeknd] que nossa equipe de produção escreveu a faixa. Tudo bem? Ou você tem outra ideia? Apenas não quero dizer ‘Ei, [Strange] escreveu isso’, quando ele não te conhece”.
Na época, The Weeknd negou todas as acusações, mas nunca teve a chance de depor sobre o mérito das acusações, até agora, quando o citado acordo foi anunciado para findar o processo.