Após o tapa de Will Smith durante a cerimônia do Oscar 2022 e a repercussão do caso ao redor do mundo, o comediante Chris Rock confirmou publicamente que negou um convite para apresentar a cerimônia de 2023.
As informações são TV Insider, de acordo com reportagem do Arizona Public, o qual afirma que a declaração aconteceu durante um show stand-up feito por Rock no domingo, dia 28, em Phoenix.
Chris Rock fez piada sobre a oferta da Academia e comparou a possibilidade de aceitar como retornar à uma cena de crime, fazendo referência ao julgamento de O. J. Simpson ao dizer que seria como pedir à Nicole Brown [a vítima do caso] para voltar ao restaurante onde havia esquecido seus óculos, antes de ter sido assassinada.
De acordo com o Arizona Public, Rock ainda lembrou do papel de Will Smith como Muhammad Ali no filme ‘Ali’ (2001), no sentido de que ele teria experiência em luta: “Ele é maior do que eu. O Estado de Nevada não permitiria uma luta entre Will Smith e eu!”.
Em Maio, o presidente do departamento de Entretenimento da ABC, Craig Erich, declarou que estava aberto a ter Chris Rock como ‘host’ no ano de 2023. O comediante foi apresentador da cerimônia do Oscar em 2005 e repetiu a performance em 2016, antes do acontecimento mais recente.
O CASO
Em 2022, Will Smith era um dos indicados à estatueta de Melhor Ator pelo papel principal em ‘King Richard: Criando Campeãs’ (2021), que abordava a história das irmãs do tênis, Serena e Venus Williams, sob o ponto de vista de seu polêmico pai, Richard Williams.
Durante a cerimônia, após uma piada de Chris Rock sobre a queda de cabelo de Jada Pinkett-Smith, esposa de Smith, o ator se levantou do local onde estava e foi até o comediante, desferindo um soco em seu rosto. A plateia pareceu não ter entendido se se tratava de um momento ensaiado da premiação, assim como Rock, que ficou claramente perdido, até que Will Smith voltou ao seu lugar e gritou para que “tirasse o nome de sua mulher da boca”.
A repercussão foi instantânea entre a audiência mundial e, apesar do clima estranho, Will Smith realmente levou para a casa o Oscar a que concorria, chegando a pedir desculpas à Academia pelo ocorrido durante seu discurso de agradecimento.
No entanto, dias depois a Academia deliberou para que ele fosse banido por 10 anos da cerimônia do Oscar e todos os eventos relacionados. A decisão aconteceu após Will Smith ter se retirado do posto de membro da Academia.
Desde então, o ator, que entrou em reabilitação, pediu desculpas públicas ao comediante e Rock não abordou o assunto de forma ostensiva.
Atualmente, o infame momento que entrou para a história do Oscar, conta com mais de 100 milhões de visualizações no Youtube.