Nesta segunda-feira, 29, o jornal O Globo informou que o cantor Bruno, da dupla Bruno & Marrone, foi denunciado ao Ministério Público de São Paulo pelo crime de transfobia.
A ação, segundo a publicação, foi apresentada pela Associação dos LGBTQIA+ e protocolada pelo advogado, Angelo Carbone, e aponta a prática do crime durante uma entrevista, que o cantor concedeu à repórter Lisa Gomes, da RedeTV!.
Na ocasião, que ocorreu há duas semanas, Bruno questionou a repórter se possuía um pênis, pelo fato de ser transsexual: “Você tem pau?”, perguntou. Confira o momento:
Após a repercussão, a jornalista conversou com o jornal O Globo, onde ressaltou que o momento foi muito “constrangedor”: “A sala estava lotada de gente e, quando ele falou aquilo, fez-se um silêncio, todo mundo olhando para a cara do outro e para mim. Todos ficaram estarrecidos com aquela cena. Foi muito ruim. Eu espero que o Bruno faça uma retratação pública e peça desculpas. Mas isso não livrar ele de um processo”, concluiu Lisa.
Desde 2019, a homofobia e a transfobia foram equiparadas ao crime de racismo pelo Supremo Tribunal Federal.