O tempo passou e você nem percebeu. Em 2023, muitas das canções que toda uma geração cresceu ouvindo completam ¼ de século. Ou seja, estão tão maduras quanto seu público e, mais especialmente, sobreviveram ao teste do tempo.
Algumas são reconhecidas nos primeiros acordes, como é o caso de ‘…Baby One More Time’, de Britney Spears, outras já nasceram com cara de clássicas, como ‘Believe’ na voz de Cher, mas todas são facilmente associadas à última geração que cresceu fora do domínio da internet, quando os sucessos perduravam por mais tempo.
Por isso, relembre sete canções lançadas em 1998, que completam 25 anos em 2023:
1. ‘Inesquecível’ – Sandy & Júnior
Parte do álbum ‘Era Uma Vez… Ao Vivo’, ‘Inesquecível’ chegou através de uma leva de sucessos da dupla em um álbum gravado ao vivo em Olympia, São Paulo. Do mesmo álbum, saíram outras pérolas da discografia de Sandy & Júnior, como ‘Dig-a-Joy’, ‘Não ter’, ‘Vai Ter Que Rebolar’, ‘Etc e Tal’ e outras, mas a versão de ‘Incancellabile’, que já era um sucesso na voz de Laura Pausini, certamente marcou o fim dos anos 90.
2. ‘…Baby One More Time’ – Britney Spears
A canção com produção de Max Martin, que mudou a indústria da música e definiu o que seria o pop dos anos 2000, também está completando 25 anos. Apesar da imagem de Britney Spears dançando na escola e performando para milhares de pessoas uma das canções mais importantes de sua carreira parecer fresca, ‘…Baby One More Time’ já é mais atemporal do que recente.
3. ‘I Don’t Wanna Miss a Thing’ – Aerosmith
Quase tão impactante quanto ‘My Heart Will Go On’, que havia sido acabado de ser lançada no ano anterior, ‘I Don’t Wanna Miss a Thing’, da banda de rock, Aerosmith, ficou marcada como uma das maiores trilha-sonoras de filmes de todos os tempos, tendo estreado em 1° lugar na Billboard Hot 100, e, talvez, hoje em dia, seja mais lembrada do que a produção que a deu origem, o filme ‘Armageddon’.
4. ‘Iris’ – Goo Goo Dolls
Após quase dez anos em atividade, foi no álbum ‘Dizzy Up the Girl’ que a banda Goo Goo Dolls cimentou seu maior sucesso e o fincou o nome na eternidade das músicas não datáveis. Após ouvirem a música ‘Name’, os produtores do filme ‘Cidade dos Anjos’, com Nicolas Cage, convidaram a banda para gravar a faixa-tema da produção. A semelhança na base do violão é visível, mas ‘Iris’ decolou nas rádios e, até hoje, segue muito ouvida, com mais de um bilhão de streams no Spotify, e ganhando diversos covers.
5. ‘Carro Velho’ – Banda Eva
Após diversas formações, desde 1977, foi com Ivete Sangalo que a Banda Eva ganhou o cenário nacional de vez. Depois de sucessos como ‘Beleza Rara’ e ‘Vem Meu Amor’, que seguem vivas no imaginário do público até hoje, ‘Carro Velho’ segue como uma das mais marcantes da banda, muito associada à imagem solo de Ivete, especialmente pelo sucesso ter ressoado também através dos anos 2000.
6. ‘Believe’ – Cher
Ainda que como pioneira do uso do autotune por conta dos vocais distorcidos, o single electro-pop de Cher já nasceu com um toque de clássica e muito por conta da atemporalidade da voz forte da cantora. Vencedora do Grammy de Melhor Gravação Dance no ano seguinte, trata-se de uma das canções mais vendidas de todos os tempos, com 11 milhões de cópias ao redor do mundo.
7. ‘Fácil’ – Jota Quest
Por mais que a voz de Rogério Flausino não aparente sofrer com a passagem do tempo, ‘Fácil’, do álbum ‘De Volta ao Planeta’ é uma das faixas a completar 25 anos em 2023. Uma das maiores da banda de Minas Gerais, a canção segue sendo facilmente reconhecível, especialmente por conta do apelo simples do refrão.