2022 foi o ano de Bad Bunny. A super-estrela porto-riquenha de 28 anos comanda a Top Artists, lista de final do ano da Billboard, que coloca em números o ano do artista.
Seu álbum, ‘Un Verano Sin Ti’, também se encontra em primeiro lugar na recapitulação da Billboard 200 de fim de ano, que calcula os projetos mais vendidos do ano.
É a primeira vez que um ato primariamente gravado em Espanhol alcança o primeiro lugar e também a primeira que um álbum gravado, em sua maioria, em língua não inglesa se torna o maior álbum do ano, desde que a Billboard começou a fazer as contagens em 1981 e 1956, respectivamente.
‘Um Verano Sin Ti’ debutou em primeiro lugar na Billboard 200 ainda em Maio de 2022 e passou 13 semanas não consecutivas no topo da parada. E, apesar de uma leve queda para o segundo lugar, o álbum não deixou a posição por 24 semanas, sendo, assim, o primeiro da história a passar seis meses nesse lugar em completa estabilidade.
Além disso, foi o responsável por quebrar o recorde do próprio Bad Bunny ao se consagrar apenas o segundo álbum inteiramente em língua espanhola a chegar ao topo da Billboard 200. A primeira vez que isso aconteceu foi em 2020, com o projeto ‘El Ultimo del Mundo’, também do porto-riquenho.
Segundo a Billboard, os cálculos são feitos através de métricas agregadas de cada artista, álbum, gravadora e contribuinte musical em seus charts semanais, de Novembro de 2021 a Novembro de 2022. Os rankings feitos pela Luminate, também, refletem números equivalentes a vendas de unidades de álbuns, vendas, streaming e presença nas rádios durante as semanas em que os títulos aparecem nas paradas da revista especializada.
Bad Bunny, na verdade, demonstrou um sucesso contínuo na parada de álbuns, uma vez que manteve outros quatro deles na Billboard 200, durante o ano de 2022, ‘YHLQMDLG’ (#36), ‘El Ultimo Tour del Mundo’ (#69), ‘X 100PRE’ (#165) e o box ‘Anniversary Trilogy’.
Quanto aos seus hits, ‘Un Verano Sin Ti’, viu 22 das duas 23 músicas debutar na Billboard Hot 100 com o lançamento do álbum. Na retrospectiva da Billboard, Bad Bunny colocou sete músicas no Top 20 do chart, lideradas por ‘Me Porto Bonito’. O sucesso ao colocar diversas músicas do projeto na Hot 100 por todo o ano de 2022 foi responsável por levá-lo ao status de artista do ano da Top Artists.
Bunny é seguido de perto por Taylor Swift, sendo a sexta vez que a cantora lidera a lista feminina de Artista do Ano – a loira alcançou o feito em 2009, 2013, 2015, 2018 e também em 2020.
Além de ter colecionado alguns primeiros lugares na Billboard 200 durante o ano, Swift ocupa dois lugares no Top 5 da Billboard 200 de fim de ano, com ‘Red (Taylor’s Versions)’ e ‘Midnights’ em quarto e quinto lugar. É a primeira vez que um ato ocupa duas posições da lista de maiores álbuns do ano da revista desde 1975, quando John Denver ocupou o terceiro e o quarto lugar com ‘John Denver’s Greatest Hits’ e ‘Back Home Again’.
Bad Bunny e Taylor Swift são seguidos por Harry Styles, Drake, Morgan Wallen, Doja Cat, Ed Sheeran, Adele, The Weeknd e Lil Baby.
Justin Bieber aparece em 12° lugar enquanto Kendrick Lamar está na 15° posição. Lil Nas X aparece em vigésimo lugar, seguido de perto por Dua Lipa e Elton John. Olivia Rodrigo e Beyoncé estão em 26° e 27°, Lizzo está em 31°, Bruno Mars em 40°, BTS em 54° e Megan The Stallion e Nicki Minaj em 57° e 58°, respectivamente.
Sem novos lançamentos completos, Mariah Carey e Lady Gaga também aparecem em 75° e 76° lugares, enquanto nomes clássicos como Queen, The Beatles, Michael Jackson, Metallica, Nirvana, Guns N’ Roses e Fleetwood Mac também figuram na Top Artists do ano de 2022. .