Foi confirmado hoje (31) pela IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica) que a partir do verão americano, mais precisamente a partir do dia 10 de julho, todos os álbuns lançados a partir desta data deverão ser lançados em um mesmo dia da semana em todo o mundo. E a principal influência para essa decisão foi a forma de lançamento e o sucesso do mais recente álbum de Beyoncé, o visual “BEYONCÉ”, lançado de surpresa mundialmente no dia 13 de dezembro de 2013, em uma sexta-feira.
Além dos álbuns, os singles também deverão ser lançados todos no mesmo dia em todo o mundo, eles deverão ser lançados a partir de 00:01h de uma sexta-feira, ou seja, os álbuns e singles deverão sempre ser lançados durante uma sexta-feira em todo o mundo, assim como foi o “BEYONCÉ”, lançado na madrugada de uma sexta-feira.
Independente de onde o consumidor estiver no mundo, os álbuns e singles sempre chegarão em seu país em uma sexta-feira. Em uma pesquisa do consumidor feita pela TNS foi mostrado que 68% dos entrevistados afirmaram que sexta-feira e sábado são os dias mais preferidos do público para ouvir uma nova música.
Essa mudança na indústria musical tem sido discutida há muitos meses e o sucesso mundial do “BEYONCÉ” foi um dos principais fatores para a aprovação da decisão, que foi determinada por um grupo de pessoas que representam lojas varejistas, gravadoras, artistas e sindicatos musicais.
O próximo passo da IFPI é discutir uma outra mudança no lançamento de discos, essa seria o lançamento dos álbuns primeiro apenas digitalmente (com faixas bônus e conteúdo adicional) e só depois serem lançados nas lojas físicas. Lembrando que o “BEYONCÉ” também pode ser um fator de inspiração para essa decisão, já que ele também foi lançado digitalmente e só depois de 11 dias foi lançado nas lojas físicas. O argumento usado para essa mudança é que muitas vezes a pirataria acontece enquanto os discos estão em trânsito para seus lançamentos, ou quando são lançados primeiro em um país e só depois de alguns dias em outro.