A Apple acaba de lançar o emocionante trailer para o dramático ‘Emancipation’, que estrela Will Smith no papel de um homem escravizado tentando retornar para sua família.
Dirigido por Antoine Fuqua, o filme original do streaming é inspirado por uma foto infame tirada em 1963, durante a Guerra Civil Americana em uma inspeção médica do exército, que retrata um homem negro com cicatrizes de espancamento nas costas, como resultado dos anos que passou como escravo.
Segundo a Entertainment Weekly, o registro chamado ‘Pedro Chicoteado’ foi parcialmente responsável por galvanizar o apoio do norte dos Estados Unidos à abolição da escravidão, uma vez que foi a evidência visual necessária para atestar a brutalidade do método, além de ter inspirado negros já livres a se juntar ao Exército da União para confrontar o Exército Confederado do Sul do país.
O filme é o primeiro desde o incidente na edição deste ano do Oscar, quando Smith bateu em Chris Rock após uma piada de mal gosto sobre sua esposa, Jada Pinkett-Smith. Em consequência, o ator foi banido por dez anos da cerimônia, mesmo que, naquela noite, tenha vencido o prêmio de Melhor Ator por seu papel em ‘King Richard: Criando Campeãs’ (2021), que abordou a história real das tenistas, Venus e Serena Williams, sob o olhar de seu pai, Richard Williams.
A decisão, tomada após uma investigação formal, não retira a estatueta do ator, nem impede que ele seja indicado em outras edições da premiação. Segundo nota divulgada pelo presidente da Academia, David Rubin, trata-se de uma punição restrita à presença física ou virtual de Will Smith na cerimônia ou qualquer evento correlacionado com esta.
Assim, em tese, não há impedimentos para que ‘Emancipation’ se destaque na corrida das premiações de 2023. De acordo com o próprio Smith, ele nunca teve vontade de retratar pessoas negras durante o período escravagista americano: “Por toda a minha carreira, eu recusei muitos filmes que se passavam durante a escravidão. Eu nunca quis nos mostrar dessa forma. Então, esse filme apareceu. [Mas] Este filme não é sobre a escravidão. Este é um filme liberdade. Este é um filme sobre resiliência. Este é um filme sobre fé.”
A produção aborda a história de Pedro, um homem que escapa da escravidão, contando com inteligência, fé inabalável e amor profundo por sua família para escapar de capazes frios pelos pântanos implacáveis da Louisiana em sua busca por liberdade.
O diretor Antoine Fuqua contou a Vanity Fair que a intenção de contar a história de Pedro Chicoteado é servir como um lembrete para não apagar o passado, mas, ao contrário, promover discussões sobre essa base a fim de que o mundo consiga seguir adiante.
“Quando algumas crianças nasceram, o primeiro Presidente que elas viram foi Barack Obama. Se nós começarmos nossa história a partir daí, significa que teremos esquecido todo o passado. Esquecemos Martin Luther King Jr. Esquecemos Malcolm X. Esquecemos todos os grandes líderes do passado. Nós nos lembramos de Nelson Mandela? Nós temos que voltar e ter discussões sobre o passado, então poderemos seguir em frente e, a partir daí, nos curar”.
O diretor também espera que as pessoas olhem o filme para além do drama pessoal em torno da vida do protagonista, Will Smith, para focar em sua atuação e “todo o trabalho duro de verdade que a equipe fez”, afirmando que o filme – assim como os “400 anos de escravidão” – é “maior do que aquele momento”.
‘Emancipation’ tem previsão de estreia para 2 de Dezembro nos cinemas, além de chegar em 9 de Dezembro no AppleTV+. Confira o trailer: