O Guns N’ Roses se apresentou no Rock in Rio no último dia 8, mas, apesar das expectativas, o vocalista Axl Rose pareceu ter dificuldades para cantar.
Com um setlist de hits como ‘Welcome To The Jungle’, ‘Sweet Child O’ Mine’, ‘November Rain’, ‘Patience’ e ‘Paradise City’, Axl apresentou dificuldades vocais logo no início do show, aparentando precisar de muita concentração para entoar os clássicos mais queridos dos fãs.
Alguns ainda saíram em defesa da banda, mas o descontentamento ficou evidente quando, durante a execução de ‘Wichita Lineman’, o público começou a sair do show em debandada. Confira o momento:
Ciente que as dificuldades para cantar, respirar e se manter no tom correto ficaram perceptíveis, o vocalista foi ao Twitter se desculpar:
“Eu gostaria de me desculpar por estar um pouco indisposto, ainda bem que não é Covid. Tentei manter a tosse entre os versos. Amo vocês. Obrigada aos fãs e ao Rock in Rio por tudo – e que plateia foda.”
O Youtuber e professor de canto, Marcio Guerra, comentou a performance no cantor durante a apresentação:
“Axl Rose ainda tem o vibrato, ele ainda tem a memória daquilo que ele fazia, tá tudo na memória dele […] A voz é que não corresponde mais. E aqui a gente tem que apontar três fatores: primeiro, o desgaste da voz durante tanto tempo cantando, usando muito drive, com muita força, espremendo a laringe, e com isso conseguindo o resultado com a voz que é uma marca do Guns N’ Roses; que, a médio e longo prazo, ele teve que pagar o preço por usar a voz do jeito que usou. […] A voz dele não tem mais aquele brilho, aquela projeção […] aquela ressonância toda que tinha. […]”
Ele aponta, ainda, que Axl Rose fez uma cirurgia nas cordas vocais por conta do desgaste que o seu modo cantar causou após tantos anos e esse é um dos motivos para a alteração do timbre do cantor:
“[…] Quando ele estica as pregas vocais, quando ele vai para o agudo, é que vem o problema. Que problema é esse? Como ele fez uma cirurgia… Porque de tanto forçar o drive, de tanto forçar a voz, as pregas vocais ficaram machucadas, ficaram com imperfeições. Essas imperfeições. Essas imperfeições foram surgindo e a voz dele foi ficando cada vez mais cerrada […] E chegou uma hora que é ‘ou você faz a cirurgia e para de usar o drive ou a voz vai acabar’, então ele optou pela cirurgia. E a cirurgia, que alisa as pregas vocais, tem o seu efeito na hora de cantar.”
O especialista complementa que a falta de drive na voz de Axl é a responsável por tirar parte de sua personalidade vocal e, consequentemente, da banda. Além de todos esses fatores, comenta também que a idade é, em parte, responsável pela falta de projeção da voz, bem como o fato de ele estar doente no dia, apontando que o vocalista tomou cuidados vocais durante o show do Rock in Rio e que os vocais não estão tão ruins quanto imaginava. Confira o vídeo completo:
Para além do Rock in Rio, o Guns N’ Roses segue com agenda lotada até o fim do mês no Brasil, tocando em Goiânia (11/09), Belo Horizonte (13/09), Ribeirão Preto (19/09), Florianópolis (18/09), Curitiba (21/09), São Paulo (24/09) e Porto Alegre (26/09).