Ontem (20), a parceria de Pabllo Vittar e Psirico sofreu uma alteração pelo Youtube, o clipe de “Parabéns” passou a ter restrição de idade. No entanto, esse não é o primeiro clipe a sofrer esse tipo de censura.
- Jorge e Mateus chegam ao Rio de Janeiro neste sábado(23) com a turnê “Único”; saiba detalhes
- Mergulhe no Universo de Red Dead Roleplay com o Servidor Atlanta
- Indicados ao Grammy saem nesta semana: confira as apostas de indicados do PFBR
- Indicados ao Grammy: saiba quais as submissões dos artistas para a próxima edição
- ESCÂNDALO NO RIO! Luisa Sonza chega ao Rio de Janeiro neste final de semana para show
Infelizmente, essa não é a primeira vez que o clipe de uma artista sofre esse tipo de censura, em 2016 o clipe de Valesca Popozuda, para a faixa “Viado” também sofreu esse tipo de restrição.
A alegação foi por conter excesso de images explícitas, com cenas de assalto, e por aparecerem homens seminus e alguns bumbuns masculinos. a funkeira chegou a criticar a decisão
“Se fossem mulheres seminuas, não haveria problema”.
No entanto, isso não foi o suficiente para atrapalhar, mesmo com a censura, o clipe bateu um milhão de visualizações no mesmo mês de lançamento.
Já em 2017 foi Lia Clark que teve um de seus hits censurados, a faixa “Boquetáxi” também recebeu restrição, com alegação de conteúdo explícito.
Além disso, o clipe estava entre vídeos em alta quando recebeu a restrição, mas diferente dos demais casos, o bloqueio veio depois que varias pessoas denunciaram o conteúdo. A drag chegou a se pronunciar sobre o ocorrido.
“O clipe foi marcado como restrito por conteúdo impróprio para menores de 18 anos por conta do número alto de denúncias do público heteronormativo, […] Eu poderia listar milhões de vídeos/músicas cis-héteros brasileiros que constam no youtube com nudez e palavrões nos quais não consta a tal restrição de +18. O macho cis-hétero que canta funk proibidão não é julgado da mesma forma que eu e continua lá no Youtube livre de qualquer restrição que atrapalhe seu trabalho.”
Com restrição de idade, os clipes ficam disponíveis apenas para quem fizer login no site e for maiores de 18 anos. Contudo, essa medida também acaba atrapalhando o desenvolvimento do clipe fazendo com ele ele perca as visualizações.
De fato, ainda há muito machismo e LGBTQ+fobia na cena músical, mas, não será uma restrição que vai parar esses grandes ícones.