ASCENSÃO LATINA: saiba quem são as próximas artistas a dominar o cenário latino da música

O mercado fonográfico latino vem aumentando cada vez e em uma velocidade assustadora, sendo capaz de desbancar por diversas vezes nos charts o mercado norte-americano, que atualmente é o mais concorrido do mundo.

A explosão de homens dominando o cenário latino e principalmente o reggaeton se tornou algo  completamente recorrente, desde os milhões e milhões de visualizações de Maluma e J Balvin até as seis bilhões de visualizações em um único vídeo como Luis Fonsi e Daddy Yankee, mas da mesma forma que o cenário cresce de forma exponencial, as mulheres também inciaram sua reivindicação nesta nova era onde tudo se resume a plataformas de streams.

As mulheres da nova era musical latina como Natti Natasha, Anitta, Becky G, Karol G, Lali e Greeicy, conseguiram reverter e dominar perfeitamente o recém-chegado estilo de mercado com perfeição, tanto que Natti e Becky tem pelo menos dois videoclipes acima de 1 bilhão de visualizações cada. Mesmo com tantos sucessos, o numero de homens estourando no cenário latino em geral vem crescendo avassaladoramente, podemos citar nomes como Anuel AA, Nicky Jam, Ozuna, Darrell, Bryant Mayers e tantos outros que mesmo sendo considerados “antigos” na cena, conseguiram fazer uma transição perfeita para a era de streams e assim se safarem de um possível ostracismo.

Por iminência, tantos nomes masculinos no mercado e dezenas de lançamentos por semana nos streams, parece que o publico acaba esquecendo de acompanhar  quem são as mulheres que também querem pavimentar o caminho.

Reunimos alguns nomes que vem crescendo exponencialmente dentro de seus países. Confira a lista do Portal Famosos Brasil:

Paloma Mami

Tão nova, mas tão incrível, a cantora de nacionalidade chileno-estudiense tem apenas 19 anos, mas já vem fazendo sucesso com suas faixas. Ambientada nos gêneros reggaeton e trap os mais recentes clipes de Paloma Mami ultrapassam fácil a marca de 50 milhões de visualizações no YouTube.

Iza

Iza é um nome mais do que claro para ser uma das próximas artistas a estourar no cenário latino. A cantora brasileira que domina bem o inglês, já deixou claro que por enquanto não tem em seus planos a meta de uma carreira internacional, PORÉM… vale lembrar que em novembro do ano passado (2018) a musa se apresentou ao lado de Piso 21 no Grammy Latino e deixou os hermanos de boca aberta com o potencial da moça e sua grande facilidade para dominar o idioma vizinho.

CAZZU

Cazzu é Julieta Cazzuchelli, uma jovem de 25 anos proveniente da Argentina, conhecemos a moça quando nosso Spotify misteriosamente ativou uma playlist que continha um trap extremamente pesado e repleto de atitude, a música em questão era “Nave”. Imediatamente corrermos para o YouTube para saber quem era a tal moça de nome peculiar, e eis que era alguém exatamente como descrevemos anteriormente. Uma mulher repleta de estilo e atitude que brinca de fazer trap.

Mariah

Temos uma conterrânea das terras Ozuna! Mariah (que não é a Carey) é uma porto-riquenha de 19 anos que vem sacudindo o mercado latino com uma voz poderosa e repleta de empoderamento feminino. Entre as citadas até o momento, podemos dizer que Mariah é a caloura da turma em questão de desempenho, mas ainda com poucas visualizações, a artista segue chamando a atenção pelo seu estilo e atitude.

Ludmilla

Se temos alguém além de Anitta capaz de levar o funk para o mundo, esse alguém é a nossa icônica Ludmilla! A cantora que vem aprimorando seu conhecimento em outras línguas, não tem planos ainda para uma carreira internacional por enquanto, apesar de suas faixas atingirem facilmente públicos de fora do Brasil. Aqui em terras brasileiras, Lud completa o top 5 das mulheres mais assistidas do YouTube, com mais de 1 bilhão de visualizações.

Alaya

Talvez alguns de vocês estejam procurando uma artista tipo “pop latino”, provavelmente você procura pela venezuelana Alaya. Assistindo um dos maiores sucessos da artista ao lado de Zion e Lennox, notamos que a cantora foi a que mais teve a pegada “diva pop”, anexando um ritmo mais latino-americano, não só em seu single, mas também em seu videoclipe.

Tini

A cantora argentina Tini é mais uma que entra para nossa lista de apostas e sem sombra de dúvidas, um dos nomes mais fortes de nossa lista. Com colaborações de sucesso com Greeicy, Nacho e Sebastián Yatra, a jovem de 22 anos já conta com quase 1 bilhão de visualizações em geral no seu canal do YouTube. Vale lembrar que há alguns dias, Tini lançou também uma colaboração ao lado do DJ sueco Alesso, “Sad Song”.

Aitana

Assim como Rosalía (LA ROSALÍAAA), Aitana vem diretamente da Espanha e apesar de não pertencer ao cenário latino, as canções da musca vem explodindo exatamente onde seu idioma é falado e reconhecido, além de ter em suas composições uma grande influência do reggaeton. Os vídeos da moça também atingem fácil marca de 50 milhões de visualizações e a maioria delas vem do cenário latino.

Pabllo Vittar

A gente bem sabe e entende que em questões de gênero, Pabllo se reconhece como um homem gay e não se identifica com o gênero feminino propriamente dito, mas também sabemos que a persona “Pabllo Vittar”, a drag queen, é um dos maiores nomes propensos a explodir naturalmente no cenário latino e mundial.

Pabllo já tem em sua trajetória colaborações internacionais como Major Lazer, Charli XCX, a duo SOFFI TUKER , Lali e sabe-se lá mais quem está escalado para o novo álbum da cantora e seus futuros projetos, alguns dos nomes já associados são Iggy Azalea, novamente Charli XCX, RuPaul, Rosalía e muitos outros.

Vittar já demonstrou que tem interesse de ser reconhecida internacionalmente, mas não cantando em outros idiomas e sim em sua língua nativa. Nada impede de a musa do cenário LGBTQ se lançar em outros idiomas, já que segue fazendo diversas viagens para shows e espetáculos internacionais.

E aí quem você acha que vai ser a próxima a se juntar a lista mainstream das nossas musas latinas?

Comenta com a gente