Durante o fim de semana aconteceu a cerimônia do Rock & Roll Hall of Fame, que introduz ao Hall diversos artistas a cada ano ano.
Segundo a Billboard, Alanis Morissette era uma das atrações da premiação, sendo responsável por performar ao lado de Olivia Rodrigo em homenagem a Carly Simon, um um dos nomes introduzidos deste ano. Porém, mesmo após comparecer aos ensaios que aconteceram na sexta-feira, dia 4, a cantora e compositora decidiu não participar da cerimônia.
Nesta segunda-feira, dia 7, Morissette soltou uma declaração à imprensa, explicando o motivo para a decisão… Mais ou menos. Apesar de não ser exatamente direta, a cantora parece culpar a produção do evento, afirmando que está em um ponto da vida que pode evitar “gastar tempo em ambientes que reduzem mulheres”. Confira na íntegra a declaração.
“Há alguns rumores mal informados sobre minha “não-performance” na cerimônia de introdução do Rock & Roll Hall of Fame, neste último fim de semana.
Primeiramente, tenho que dizer como adoro Carly Simon e Olivia Rodrigo e Dolly Parton e Janet Jackson e Pat Benatar e Sheryl Crow e Pink e Brandi Carlile e Sara Bareilles – e todas as pessoas e artistas incríveis que estavam lá.
Eu passei década em uma indústria cheia de um abrangente sentimento anti-mulher e tolerei bastante condescendência e desrespeito, [além de] reduções, descasos, brechas-contratuais, falta de suporte, exploração e violência psicológica (e mais) através da minha carreira. Eu tolerei porque nada poderia me impedir de me conectar com aqueles com quem eu me importava e com quem eu ressoava. Eu vivo para servir e me conectar com pessoas, então, ao longo dos anos, eu engoli em mais ocasiões do que eu poderia contar se quisesse. É difícil não ser afetada em qualquer indústria ao redor do mundo, mas Hollywood tem sido notória por seu desrespeito ao que é feminino em todas nós.
Agradecidamente, estou em um ponto da minha vida onde não preciso gastar meu tempo em um espaço que reduz mulheres. Eu já tive incontáveis experiências incríveis com equipes de produção de todos os gêneros por toda a minha vida. Tantos [momentos] e tão divertidos. Não há nada melhor do que uma equipe de pessoas diversas unidas em uma missão. Eu vou continuar a aparecer a estes ambientes com um alarme ligado.”
A produção do Rock & Roll Hall of Fame não se pronunciou até o momento e Olivia Rodrigo, no fim das contas, apresentou sozinha o maior hit da carreira de Carly Simon, ‘You’re So Vain’.
Em 2021, Alanis Morissette e Olivia Rodrigo posaram juntas para a edição ‘Musicians on Musicians’ da revista Rolling Stone.